A equipe de ensino e instrução da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, sob o comando do Sargento Maia, formou 35 brigadistas, todos integrantes do quadro de servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. O curso teve início na segunda-feira (17) e terminou ontem (20) com uma simulação de incêndio na sede do TRE-RO.
O curso incluía na sua programação teoria e prática. A parte prática foi realizada no 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros. Essa parte, segundo alguns servidores, exigiu esforço físico, dedicação e fez com que os participantes pudessem ter a percepção, ainda que em menor escala, do regime de disciplina aplicado na formação militar, pois tiveram que deitar e rolar na lama, tomar banho, correr, fazer vários exercícios e aprenderem a identificar os extintores.
A última atividade prática do treinamento foi a simulação de incêndio. Os bombeiros atearam fogo na escada do Tribunal e ao soar o primeiro alerta de incêndio os brigadistas reuniram-se para retirar os servidores do prédio. A fumaça tomou conta das dependências da sede do Tribunal. Os brigadistas ficaram divididos em duas equipes: uma para retirar o pessoal do prédio e outra para apagar o fogo. Foi acionado o Corpo de Bombeiros, que logo se deslocou para o local com uma ambulância e o caminhão de apoio.
Com o auxílio do Corpo de Bombeiros e principalmente com a atuação dos novos brigadistas, todos foram conduzidos para fora do prédio e o fogo foi controlado. Os servidores foram retirados pela saída de emergência e ficaram na garagem até que o fogo fosse apagado.
Houve também a simulação de mal estar e danos físicos em alguns servidores que foram transportados em ambulâncias, após os primeiros socorros e imobilização adequada para as fraturas simuladas.
Na avaliação dos novos brigadistas o curso foi bastante proveitoso, já que os habilitaram a enfrentar com mais preparo, em benefício próprio e de terceiros, uma ocorrência de incêndio.