Sefin promove reunião com empresários e contadores em Ji-Paraná

Sefin promove reunião com empresários e contadores em Ji-Paraná

Sefin promove reunião com empresários e contadores em Ji-Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), realizou na noite de terça-feira (19) uma reunião com empresários e contadores, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Ji-Paraná, visando tratar  sobre a Tributação, Arrecadação, Fiscalização e Controle das Informações relacionadas ao ICMS, Nota Fiscal Eletrônica, SPED Fiscal, Simples Nacional e Operações com a Área Livre comércio de Guajará-Mirim.
 
A reunião foi ministrada pelo secretário de estado de Finanças, José Genaro de Andrade, coordenador da Receita Estadual, Ciro Funada, o gerente de Arrecadação da Sefin, Robson Santos, gerente de Tributação da Sefin, Daniel Castro e gerente de fiscalização, Adailton Silva. Segundo José Genaro, este evento tem como finalidade apresentar algumas mudanças que foram feitas pela Sefin para facilitar o recolhimento de impostos e combater a sonegação fiscal, além de promover um bate-papo com empresários e contadores para saber as dificuldades que eles têm para a regularização.
 
O coordenador da Receita Estadual, Ciro Funada comentou sobre a apresentação do Sped, que abrande a Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Fiscal Digital (EFD) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A apresentação do Sped passou a ser obrigatória no último ano, através do Decreto Federal 6022/07, a todos os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadoria e sobre prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cujas empresas tiveram faturamento bruto igual ou superior a R$ 6 milhões em 2007. “Das 840 empresas que precisam apresentar o Sped em Rondônia, 140 ainda não entregaram”, comentou Funada, ressaltando que o Sped é obrigatório.
 
Ciro Funada comentou também sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar o atendimento no Posto Fiscal de Vilhena. “A meta é reduzir quatro horas da parada dos caminhões, oferecer atendimento 24 horas, investir no calçamento e melhorias na infra-estrutura. A Suframa colocará uma balança eletrônica para leitura da placa, visando agilizar a liberação dos veículos que não tenham problemas, entre outras. A expectativa é de que até o final do ano a meta seja alcançada”, disse.
 
Os gerentes explicaram sobre todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Sefin e no final do evento foi realizado um debate para esclarecer as dúvidas dos empresários e contadores.
 
O presidente da Acijip, Marcito Pinto disse que este tipo de reunião é importante para aproximar o Governo do Estado e a classe empresarial, além de esclarecer diversos pontos. 
 
O evento contou também com a participação do secretário regional, José Teixeira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Marcito Pinto, empresários e contadores da região.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS