Durante todo o domingo (16), a Idaron recebeu as declarações de vacinação contra a febre aftosa em Rio Pardo, distrito que fica dentro da Flona Bom Futuro e a cerca de 80 quilômetros do município de Buritis. Pelo menos 15 técnicos da Agência de Defesa Sanitária de Monte Negro, Ariquemes e Buritis participaram da atividade, que atendeu mais de 100 produtores rurais naquela localidade. “Nós viemos até Rio Pardo porque o acesso aqui é difícil. São quase cem quilômetros até Buritis, o que é inviável para muitos pecuaristas. Então resolvemos mobilizar nossos servidores para fazer esse recebimento itinerante”, afirmou Ari Alves, presidente em exercício da Idaron.
Durante a atividade, houve uma reunião com os agricultores que foram até o local de atendimento do órgão, onde eles receberam orientações sobre o atendimento à área da Flona Bom Futuro. “Falamos que assim que sair a Medida Provisória (MP) sobre a Flona, faremos um recadastramento e a regularização das propriedades e produtores que tem bovinos em suas terras. Isso vai proporcionar uma melhor atenção aos moradores de Rio Pardo”, apontou Ari Alves.
Em um determinado momento da reunião, houve o pedido que fosse instalado um escritório da Idaron, o que deve ser atendido em breve. “Tudo depende da aprovação da MP pelo Congresso Nacional. Depois, devemos fazer uma parceria entre a Idaron, prefeitura de Porto Velho, que é responsável pelo distrito de Rio Pardo, além dos produtores rurais. No que depender de nós, esse escritório vai sair rápido”, garantiu o presidente em exercício da Agência de Defesa Sanitária de Rondônia.
Além de Ari Alves, participaram do recebimento itinerante das declarações de vacinação em Rio Pardo, o ex-presidente da Idaron, Augustinho Pastore, e, os chefes dos escritórios de Buritis, Ariquemes e Monte Negro.