O secretário adjunto de Segurança Pública de Rondônia (SESDEC/RO), delegado Antonio Carlos dos Reis, em reunião nesta última quarta feira (12), com o diretor Geral de Policia Civil, delegado Túlio Anderson, o secretário executivo do GGI/SESDEC), delegado Júlio César Árabes, e representantes da Procuradoria Geral de Justiça, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Policia Militar, Bombeiro Militar, Instituições bancárias, presidente do sindicato dos bancários e Prefeitura Municipal, deliberou-se pela criação de um Grupo Temático para agilizar o início das medidas de Segurança que serão adotadas no Estado, a fim de coibir os crimes a banco e a casas lotéricas.
O grupo, composto inicialmente por cinco representantes voluntários que estavam presentes na reunião, tem a missão de analisar leis vigentes, dentre elas, a Lei Municipal, que determina proibição de estacionamento das agências bancárias, laterais, fundos das ruas, avenidas, alamedas e becos onde funcionam os bancos. Como também a proibição de vendedores ambulantes nas calçadas destes estabelecimentos.
“O objetivo é aplicar o que já está regulamentado por Lei, criar diretrizes de atuação e, caso seja necessário, formular novas leis mais eficazes para sanar a problemática enfrentada pelos bancos, pelas casas loterias, principalmente pela população, com relação a assaltos e outros delitos ocorridos frequentemente, e que colocam em risco a vida de todos”, enfatiza Reis.
Todos os participantes receberam um DVC elaborado pelo GGI/SESDEC, contendo vídeos, sugestões, legislação em vigor, para análise. O secretário adjunto espera que em dez dias o Grupo já tenha propostas para iniciar os trabalhos, que visarão prevenir e combater de forma eficaz esses crimes que vem gerando tanta preocupação ao estado.