A tentativa de homicídio aconteceu na tarde de sábado (8) no bairro Aponiã, setor Leste da Capital. Conforme foi apurado no BOP n° 3642/2010, a vítima, identificada como José Itamar da Silva Pinheiro, de 34 anos, foi agredida gravemente com uma facada no peito por um desafeto de nome Francisco Uelinton Damasceno Ferreira (26), que abordou José na porta de casa quando ele conversava com um amigo.
Segundo uma testemunha que teria presenciado todo o fato, José só não morreu porque mesmo ferido ainda pulou a cerca da casa e correu com medo de ser ferido novamente. Depois de fugir de seu agressor José foi encaminhado até o pronto socorro do Hospital João Paulo II, onde mesmo em estado delicado conseguiu passar o endereço da casa do homem que tentou matá-lo. Francisco foi preso em flagrante e disse que no momento em que estava fugindo do local sofreu um acidente onde foi atropelado por uma moto e perdeu a faca utilizada.
Depois da confirmação da tentativa de assassinato, Francisco foi conduzido até a Central de Polícia onde se encontra detido aguardando as medida que a lei tomara sobre o caso. A vítima ainda se encontra internada no JP II e não corre risco de morte.