O Programa de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon) de Porto Velho presta um relevante serviço à população fazendo com que seus direitos sejam garantidos e respeitados. No mês de abril o Procon de Porto Velho atendeu 1.585 pessoas que procuraram o órgão para garantir o seu direito de consumidor.
Segundo o gerente Regional do Procon de Porto Velho, Carlos Rodrigo Pereira da Silva, a maior demanda ainda continua sendo contra as empresas de telefonia fixa e móvel. “Geralmente os problemas são os mesmos, serviços que não funcionam, cobrança indevida entre outros atos abusivos que lesam o direito do consumidor”, informou.
A segunda maior demanda são de produtos, no que tange troca e devolução, seguida de serviços básicos, como água, energia elétrica e bancários. “Em muitos estabelecimentos esse direito só é respeitado quando o cidadão vai buscar o seu direito nos órgãos de proteção ou na justiça”, afirmou Carlos Rodrigo.
De acordo com dados da gerência Regional, o Procon de Porto Velho tem solucionado, em média, 85% das audiências realizadas. Outro ponto positivo foi o convênio firmado em 2008 com a 4º Vara do Juizado Especial, que pune com multa todo acordo feito pelo Procon que por ventura não venha ser cumprido pelas empresas e instituições.
O Procon funciona no Shopping Cidadão, localizado na Avenida sete de Setembro, nº. 830 em Porto Velho, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 18h30. O consumidor também pode ligar para os telefones: (69) 3216 – 1026/3216 – 1018.