Reunião com Ministério do Planejamento na quarta-feira (12) será decisiva
para a continuidade ou não da greve
Os servidores do Incra/RO, em greve desde o dia 3 de maio, decidiram na manhã desta segunda-feira, suspender a greve até a quarta-feira (12), data marcada para a reunião em Brasília entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).
De acordo com a presidente da Associação dos Servidores do Incra/RO (Assincra), Socorro Valério, os servidores decidiram pela suspensão tendo em vista a posição do governo federal de não apresentar proposta enquanto permanecer greve. ?Como este é o argumento do governo para justificar a não apresentação de uma proposta civilizada para negociação, os servidores tomaram a decisão de suspender até o resultado da reunião de quarta-feira, dando nosso voto de confiança em uma postura madura dos nossos governantes?, informou.
A Cnasi informou que nesta reunião há a possibilidade de o MPOG fazer uma proposta de fortalecimento do Incra, passando pela a isonomia entre as carreiras. Acompanharão a reunião, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, e parlamentares da bancada federal de Rondônia, com mobilização de comitivas de vários estados. As principais reivindicações dos servidores são: isonomia salarial entre as carreiras de nível superior, reestruturação do plano de carreira e fortalecimento da instituição.
Com a greve, ficaram parados ou com pouca atividade os serviços de assentamento de famílias, assistência técnica à agricultura familiar, regularização fundiária na Amazônia Legal, Certificado de Cadastro de Imóvel Rurais (CCIR), georreferenciamento, regularização de áreas quilombolas, entre outras atividades específicas do Incra.