Foi aberta na noite de quarta-feira (5), na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a Mostra Atelier Pólo. Os artistas são alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais do Programa Pró-Licenciatura, do qual a prefeitura de Porto Velho é parceira. A exposição seguirá até o dia 20 deste mês.
De acordo com a coordenadora do Pólo Unir, Nely Maccer, dos cerca de 45 alunos do curso, 12 são professores da rede pública municipal de Porto Velho. Alguns deles já possuem graduação em outra área, outros estão se graduando nesse curso, que é específico da área em que já atuavam.
O convênio para a implantação do curso de licenciatura à distância foi firmado em 2006 entre a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a prefeitura de Porto Velho. As aulas presenciais ocorrem no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no Teatro Banzeiros, orientadas por professores da UnB.
O curso é aplicado por módulos bimestrais e está previsto para ser encerrado em 2012. Além de Porto Velho, o Programa Pró-Licenciatura, em convênio com a UnB, está presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Goiás. A Mostra Atelier Pólo ficará na Casa da Cultura Ivan Marrocos até o dia 20 de maio e pode ser visitada em horário comercial.
Programa
O Programa Pró-Licenciatura foi instituído pelo Ministério da Educação para promover a formação inicial dos professores dos Ensinos Fundamental e Médio, que atuam nas escolas brasileiras sem a devida graduação. Esse programa se insere no esforço pela melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica por meio da oferta de cursos a distância