A campanha de doação de sangue realizada nesta terça-feira (4) no IPERON, pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – FHEMERON – obteve 11 bolsas de sangue para compor o estoque daquela entidade. A parceria entre os dois órgãos teve início ainda no ano passado, quando foram realizadas duas campanhas envolvendo servidores do Instituto.
Desta vez a Fundação mobilizou uma equipe de 12 servidores. Foram feitas 21 triagens com coleta de sangue para exames preliminares, mas por circunstâncias diversas, como hipertensão arterial, anemia, peso insuficiente , entre outras, apenas 11 candidatos foram aprovados.
Para a assistente social da FHEMERON, Cássia Azevedo, o resultado não é o ideal, mas é relevante. Segundo ela, hoje o banco de sangue tem uma deficiência bem acentuada no estoque de sangue tipo O, fator positivo. “Este é o mais comum, mas o que também tem a maior demanda”, explicou.
Antes de ser distribuído, todo o sangue coletado ainda passa por exames sorológicos. Em geral, um pequeno percentual acaba ficando de fora, especialmente por apresentar anticorpos, como, por exemplo, o da Hepatite. Mas a expectativa é de que o material coletado nesta manhã seja bem aproveitado, porque a maioria das pessoas já são doadores freqüentes.
O ato de doar sangue, além de demonstrar a solidariedade humana, também propicia alguns benefícios aos doadores, tais como a isenção do pagamento da taxa de inscrições de concursos estaduais – devendo ser observadas o mínimo de quatro doações e folgas para o servidor público de até oito dias, sendo para a mulher necessário o mínimo de três doações e para o homem quatro. A doação pode ser feita a cada três meses.
Qualquer grupo organizado público ou privado pode requerer a FHEMERON uma campanha, desde que apresente uma expectativa de pelo menos 30 doadores.