O secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho, informou nesta sexta-feira, 30, que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, o projeto de lei, que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Juventude do Estado de Rondônia (Conjuve – RO).
Segundo ele, a mensagem em anexo a propositura foi enviada ao Legislativo pelo governador João Cahulla, que no texto pede urgência aos deputados na apreciação da matéria, tendo em vista a necessidade de instituição do colegiado, o qual se constitui num fórum de articulação da sociedade civil e poder público na elaboração de políticas públicas para os jovens rondonienses.
Para o titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o Governo do Estado está dando um importante passo em prol das conquistas da juventude com a oficialização desse órgão de controle e deliberação. “O projeto entra na pauta do Legislativo Estadual na próxima segunda-feira (3)”, informou Calegari, que explicou a ideia do Conselho.
“A proposta é incentivar o protagonismo juvenil, tendo em vista que muitas vezes, ou até sempre, os jovens são vistos como causas ou vítimas dos problemas sociais, quando na realidade podem ser sujeito das suas próprias ações”, analisou ele. Conforme observou, outras ações estão sendo desenvolvidas pela pasta, visando o bem-estar dessa faixa da população.
Cristiane Barbosa, de 23 anos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Juventude da Seas, está confiante na aprovação do Conselho pela Assembleia. “É o resultado de muitas lutas”, declarou ela, lembrando que todo o trabalho buscando essas conquistas teve início em 2008 com a realização da I Conferencia Estadual de Juventude com a participação de delegado dos 52 municípios de Rondônia.