Em decorrência da baixa procura pela vacina contra a intitulada “gripe suína” verificada em Rondônia, conforme constatação das autoridades de saúde, o deputado estadual Doutor Alexandre Brito (PSDB) está defendendo na Assembléia Legislativa de Rondônia,
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em decorrência da baixa procura pela vacina contra a intitulada “gripe suína” verificada em Rondônia, conforme constatação das autoridades de saúde, o deputado estadual Doutor Alexandre Brito (PSDB) está defendendo na Assembléia Legislativa de Rondônia, a ampliação imediata do atendimento, atingindo numa fase inicial todos os estudantes, e posteriormente ampliando para o restante da população. O deputado Doutor Alexandre Brito citou o caso especial ocorrido através de ação do Ministério Público Federal. “No Paraná, a 2ª Vara Federal de Curitiba concedeu uma liminar, permitindo que toda a população daquele Estado, estimada em 10,7 milhões de pessoas, sejam imunizadas contra a influenza A (HIN1), conhecida como “gripe suína”, observou.
De acordo com o deputado, o Ministério da Saúde priorizou alguns grupos de pessoas como prioritárias para receber a vacinação, como no caso dos idosos, gestantes, funcionários da área da saúde e aqueles acometidos de doenças crônicas. Mas em Rondônia, prosseguiu, “a procura pela vacina H1N1 das pessoas indicadas pelo Ministério da Saúde, tem sido muito abaixo das expectativas, provocando em conseqüência o surgimento de um grande estoque de produto vacinal”.
Afirma o deputado que em razão da falta de procura, o estoque de vacina contra a “gripe suína” disponível deva ser utilizada urgentemente. Ele apresentou como sugestão, que inicialmente deva ser convocada para receber a cobertura vacinal os estudantes das escolas públicas e privadas, pelos riscos diários enfrentados, diante das aglomerações em sala de aula, e por tanto, em constante risco de contrair temível doença. Ao concluir, o parlamentar também ressaltou quanto à necessidade de se cumprir os preceitos constitucionais, que assegura a todos, direitos iguais e apelou para uma reação da sociedade e em especial do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!