Realizado semestralmente, o projeto Porto na Fábrica leva acadêmicos de Administração para conhecer a realidade da Gestão em diferentes contextos organizacionais. Aproveitando as intensas mudanças pelas quais o Estado de Rondônia tem passado com a construção das Usinas Hidrelétricas do Madeira, a estrutura visitada nesse primeiro semestre de 2010 foi o canteiro de obras da UHE de Jirau.
Pela periodicidade do projeto, a Porto visa propiciar aos acadêmicos, ao longo dos quatro anos de formação, a visita à pelo menos oito realidades organizacionais diferenciadas, contribuindo para ampliação da visão administrativa e aumentando as competências para gestão.
Visita Técnica
A visita teve inicio com uma palestra no Centro Integrado de Educação Ambiental da UHE de Jirau. Ministrada pela Coordenadora de Comunicação Social, a jornalista Andréia A. Melo e pela Responsável Técnica de Alimentação, a nutricionista Bruna E. Centenaro, a palestra apresentou o projeto da Usina, infraestrutura, ações de planejamento e gestão, andamento das obras, além das ações de responsabilidade socioambientais da Camargo Corrêa.
A construção apresenta enorme proporção, o que se reflete em alguns dos números abordados na palestra. São 10 mil profissionais trabalhando atualmente, sendo que oito mil residem na obra, originando um modelo de organização em que os gestores necessitam planejar a vida dos colaboradores no trabalho e além do trabalho já que as suas “casas” também são localizadas no próprio local de trabalho. No mês de março a empresa atingiu o índice de 80% da mão obra envolvendo profissionais locais.
São inúmeros alojamentos, salas de TV, bancos, lan house, sala de cinema... Uma pequena cidade a disposição dos trabalhadores de uma das maiores obras já construídas em nosso país.
Além da palestra, com coffe break gentilmente oferecido pela empresa, a visita envolveu um “tour” por toda a obra e foi encerrada com almoço servido no gigantesco refeitório, que consiste numa empresa à parte, um processo produtivo contínuo que envolve mais de 300 funcionários no setor e que já serviu mais de 5 milhões de refeições até o dia da visita.
Foi realizada ainda, uma breve cerimônia de agradecimento com entrega de placa e camisetas da PORTO ao Gerente Administrativo Sr. Fidelis Diniz e estendemos nossos agradecimentos ao Coordenador Administrativo da Camargo Corrêa e também acadêmico da PORTO, Roberto Paulino Barreiro, sem o qual não teríamos tido essa excelente oportunidade.
A Porto agradece a Camargo Corrêa pela excelente receptividade, por ter o privilégio de ser a primeira Faculdade de Administração a realizar visita técnica na obra, consolidando a expansão do saber de seus acadêmicos para além dos limites da sala de aula.