Dez assentamentos e duas comunidades rurais ribeirinhas de Rondônia serão contempladas com a instalação de sistemas de abastecimentos de água pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O processo de licitação para escolha das empresas especializadas na elaboração de diagnóstico, estudos de concepção e projetos básicos de engenharia, foi aberto na última segunda-feira (26), em Brasília.
As comunidades rondonienses que serão beneficiadas com os sistemas de abastecimentos de água são: Cedro, Jequitiba e Santa Maria (Machadinho D?Oeste); Esmosina Pinho, Floriano Magno, Francisco João, Igarapé Azul, Ivo Inácio, Pau Brasil (Nova Mamoré); Primavera (Theobroma); e Lago do Cuniã e Terra Caída (Porto Velho).
De acordo com dados da Funasa aproximadamente R$ 8 milhões estão previstos para serem investidos nestas obras, proporcionando água de melhor qualidade para 2.222 famílias. Deste total estimado, mais R$ 400 serão utilizados somente na elaboração de projetos.
Além de Rondônia, outros 19 estados brasileiros, inseridos no referido processo licitatório, também serão atendidos pela Funasa, com os sistemas de abastecimento de água.