O Ministério Público de Rondônia vai realizar uma série de ações, junto com órgãos do município de Porto Velho, no Distrito de Jacy Paraná, no dia 15 de maio. A proposta de realização da atividade foi feita pelo Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério Público Estadual para acompanhar e avaliar os impactos causados pelas Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
Durante a ação, será realizado mutirão para coleta de lixo no Distrito, que deverá se estender até o dia 16 de maio, além de realização de palestras com a comunidade e ações para o combate a dengue e malária.
A estratégia das atividades a serem desenvolvidas em Jacy Paraná foi discutida em reunião na manhã desta quinta-feira (22/4), na sede do Ministério Público de Rondônia, que contou com a participação dos Promotores de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, coordenador do Grupo de Trabalho; Marcos Valério Tessila, diretor do Centro Operacional da Infância; Andrea Luciana Damacena Ferreira Engel, diretora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, e Emilia Oiye, diretora do Centro de Apoio Operacional Cível.
Estiveram presentes também integrantes das Secretarias Municipal de Saúde, de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal e Centro de Controle de Zoonoses.
O detalhamento das ações será discutido em reunião no dia 27 de abril, às 8h30, na sede do MPRO. Também deverão ser convocados a participar das atividades o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e 17ª Brigada, visando o desenvolvimento de ações contra a dengue. O ponto para realização das atividades será a Escola Municipal Cora Coralina, localizada no Distrito.