Através dos esforços do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), Rondônia qualificará 2 mil jovens para o mercado de trabalho neste ano. O recurso veio através do programa ProJovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho. Segundo Acir Gurgacz, os jovens do Estado necessitam de melhores oportunidades de trabalho. “Neste ano, três municípios terão jovens com mão de obra qualificada. O município de Guajará Mirim e Cacoal profissionalizarão 500 Jovens cada e Ji-Paraná 1000 jovens”, explica Gurgacz.
As áreas que contarão com treinamento para mão de obra qualificada são: administração; alimentação; beleza e estética; saúde; serviços pessoais; agroextrativismo; construção e reparos; esporte e lazer; metalmecânica; vestuário e telemática. O ex-superintendente Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Estado, Ruy Motta considera o esforço completamente positivo. “Em 2008 Rondônia qualificou 1,3 mil jovens, sendo que 500 jovens ficaram a mercê de Guajará Mirim e 800 com o município de Pimenta Bueno”.
O programa
ProJovem Trabalhador é uma unificação dos programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica do Ministério do Trabalho, desenvolvidos em parceria com os estados, sociedade civil e iniciativa privada.
Tendo como objetivo prepará-los para o mercado de trabalho, o programa atende jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula e os participantes do programa receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de frequência.