A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Santa Catarina, no Baixo Madeira, realiza nos próximos dias 23 e 24 de abril o lançamento do projeto Ponto Cultural Arte Vida Madeira. Uma apresentação teatral que vai contar as lendas da região marcará a solenidade, como informa a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Perpétua Simão.
Ponto Cultural é um projeto idealizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura. A associação de produtores, sob orientação da artista plástica Rita Queiroz elaborou projeto, encaminhou para Brasília (DF) e foi contemplada. Com isso, recebe recursos para aquisição de um kit multimídia para registrar suas expressões culturais (computador e máquina fotográfica) e investimentos em cursos de artes voltados para a geração de renda.
Dentre os cursos a serem oferecidos a comunidade, um deles está voltado para a fabricação de tecidos com fibras de palmeiras, os quais servirão tanto para comercialização (confecção de roupas) quanto para a produção de peças artísticas. O outro visa capacitar pessoas para trabalhar o reaproveitamento de retalhos de panos também com a finalidade de produzir obras de arte. “Tudo está voltado para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, afirma Berenice.
Filmes, fotografias e amostras das peças produzidas serão encaminhados ao Ministério da Cultura, para que sejam inseridas no “banco de diversidade cultural”. A parceria da Prefeitura com a Associação de Produtores Rurais de Santa Catarina também consiste na construção de um galpão onde irá funcionar o centro cultural da localidade, bem como no patrocínio de vários cursos.