Governo de Rondônia promove Oficina de Capacitação contra o fumo

Governo de Rondônia promove Oficina de Capacitação contra o fumo

Governo de Rondônia promove Oficina de Capacitação contra o fumo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Visando à melhoria da saúde pública, o Governo de Rondônia realizará da próxima quarta a sexta-feira (14 a 16) mais uma oficina de capacitação, desta vez destinada aos fiscais e inspetores sanitários da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) sobre “As Ações de Vigilância Sanitária no Controle de Tabaco e Promoção ao Ambientes Livres do Fumo”. De acordo com o diretor geral da Agevisa, Gilberto Miotto, o evento será aberto às 8h30, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
 
Na pauta estão temas como: ações da Anvisa, a Agência Nacional, no controle dos produtos derivados do tabaco, desafios na regulação do controle, promoção dos ambientes livres do tabaco, apresentação sobre planos de ação e monitoramento, os quatro a ser explanados nos dois primeiros dias pela chefe da unidade de Projetos Estratégicos da Anvisa, Ana Cláudia Bastos de Andrade; além de controle dos produtos derivados do tabaco e restrição da propaganda nos pontos de venda, ambos de responsabilidade da especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Patrícia Castello Branco. A oficina será encerrada às 12h30 de sexta-feira com a apresentação dos Planos de Ação elaborados pelos participantes que serão divididos em grupos.
 
Para o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, essa Oficina é importante pelo fato de o tabagismo ser a principal causa de morte evitável no planeta. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o cigarro é responsável por 10 mil vítimas diárias e uma das estratégias da OMS para controlar o uso do fumo é o Dia Mundial Sem Tabaco comemorado desde 1997 no dia 31 de maio. Todos os anos um tema é adotado pelos países membros para divulgação da data. Neste ano o escolhido foi “Tabaco e os sexos – Com ênfase no marketing para mulheres”. “A proposta é chamar atenção das mulheres sobre os riscos do hábito de fumar e também alertar os países que ainda não baniram as propagandas de cigarro”, revelou o secretário.
 
Em 2009, o tema escolhido pela OMS foi “Advertências Sanitárias” e em 2008 o mote foi “Juventude Livre de Tabaco”. Naquele ano, a campanha criada pela NovaS/B atingiu cerca de 1,4 bilhão de pessoas em 200 países. Além do Dia Mundial sem Tabaco outras datas de combate ao fumo são comemoradas no Brasil. Todos os anos, o Ministério da Saúde comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS