Entre os dias 24 de maio e 08 de junho, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizam oficinas de treinamentos para servidores das prefeituras pelo interior e capital. O objetivo é aprimorar os setores essenciais das administrações.
Serão dois dias de capacitações para os municípios pólo, a começar por em Cacoal (24 e 25/05), passando por Vilhena (27 e 28/05), Ji-Paraná (31/05 e 01/06), Ariquemes (07 e 08/06) e finalizando em Porto Velho (09 e 10/06). Os trabalhos serão abertos com palestras ministradas por conselheiros do TCE.
A realização da mega-oficina visa aprimorar os setores que tratam de questões que demandam exímia competência. Esse entendimento é compartilhados pelos presidentes da AROM, prefeito Laerte Gomes e do TCE conselheiro José Gomes.
de acordo com Laerte, cada prefeitura enviará os participantes, que sairão preparados para desempenhar, da forma correta, os trabalhos técnicos, para evitar futuras finalizações aos municípios. Os temas são:
(-1) Controle Interno,
(-2) Elaboração de PPA, LDO e LOA
(-3) Recursos Humanos (Aposentadorias e Pensões)
(-4) Modalidades de Licitação e Sistemas de Registro de Preços
Regionais do TCE/RO
Laerte Gomes destaca a implantação das regionais do Tribunal de Contas de Rondônia, que está prevista . Para ele, a interiorização do órgão possibilitará celeridade nas ações de praxe prefeitos, que estão a mais de 700 quilômetros da capital.
O municipalista enfatiza a importância do TCE, que tem desempenhado um papel didático e preventivo junto aos municípios. “Com a descentralização do órgão a parceria com os municípios será ainda mais fortalecida”, avalia Laerte.