Painel Político – (Oportunismo e cacetetes. Assim foi o despejo das famílias. Pede para sair 01) - Alan Alex

Oportunismo e cacetetes. Assim foi o despejo das famílias. Pede para sair 01

Painel Político – (Oportunismo e cacetetes. Assim foi o despejo das famílias. Pede para sair 01) -  Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Oportunismo
 
Tem uma máxima que diz o seguinte: “ordem judicial não se discute, cumpre-se”. Mas, pelo visto, os nobres vereadores de Porto Velho, assim como o deputado Euclides Maciel nunca ouviram essa frase, ou se ouviram, acharam que não tinha fundamento. Mas tem. A ordem de despejo cumprida na manhã desta terça-feira em Porto Velho no bairro denominado “Roberto Sobrinho”, pela Polícia Militar foi correta no que diz respeito ao âmbito judicial, agora se é justa ou injusta, tem que se discutir na mesma esfera e não com os policiais que estavam cumprindo ordens.  Apenas os vereadores "pré-candidatos" estavam por lá. E foi a presença deles que gerou toda a confusão, já que a população confiava que eles poderiam impedir a PM.
 
Escreveu não leu...
 
Sobrou cacetada para todo mundo. O presidente da Câmara Hermínio Coelho levou uns empurrões da PM, o vereador Eduardo Rodrigues, já eleito presidente da Câmara para o biênio 2011/2012 recebeu voz de prisão e foi algemado; o deputado estadual Euclides Maciel levou um tiro de bala de borracha na perna esquerda e foi esfriar a cabeça no hospital. Esse foi o saldo registrado na manhã desta terça-feira durante o despejo.
 
Pau que nasce torto...
 
Os moradores da área ocupada escolheram o nome “bairro Roberto Sobrinho” com a ingênua ideia de que o prefeito ficaria feliz com a iniciativa e iria, quem sabe, asfaltar logo toda a região, entre outras benfeitorias. Só um alerta para os que pensarem nisso novamente, o Roberto não cuida nem do bairro que ele vive, imagine o dos outros.

Nem aí

E os agora sem-teto esperavam que Roberto sancionasse a lei aprovada pelos vereadores que desapropriava a área. Um grupo de vereadores foi até a casa do prefeito de manhã bem cedo, mas só conseguiram ser recebidos por volta das 8h30min. Sobrinho se negou a assinar o documento alegando que “isso não ia interferir em nada no processo judicial”. Realmente, o prefeito tinha razão. Mas ele esquece que foi eleito para lutar pelo povo. Seu papel era sancionar a lei e ir pessoalmente ao local do litígio para se inteirar da situação e ao menos tentar uma desapropriação de forma pacífica, sem confronto. Mas é querer demais, né?

Saiu fora


Após a confusão por causa da ordem despejo, Roberto Sobrinho viajou para Brasília. Eu gostaria de saber o que tanto ele faz em Brasília, já que não dá conta sequer de gastar os recursos que estão disponíveis na Caixa Econômica Federal. Dezenas de obras paradas, a cidade acabando em buracos e o prefeito na Capital Federal

Excessos

E  mais uma vez a Polícia Militar se excedeu em uma situação de crise. Desnecessária a agressão ao vereador Hermínio Coelho. Se ele estava atrapalhando, que dessem voz de prisão e pronto, e não partir para a agressão. Lamentável. Pior é que a PM não se presta sequer a prestar esclarecimentos à sociedade sobre esses excessos. A comandante geral disse que “não gosta de dar entrevistas”. Então pede para sair 01. O cargo é público e a senhora tem obrigação de prestar contas a sociedade!

Fora Angelina

E os deputados estaduais querem a cabeça da comandante da PM. Para Euclides Maciel, que levou um tiro de bala de borracha na perna, ela não tem condições de comandar a Polícia Militar. Se os deputados apertarem, ela cai.

Ainda a ALE

Os deputados não entendem o porque da demora do Tribunal de Contas do Estado em liberar a nova licitação para a publicidade da Assembléia. Eles estão insatisfeitos com o trabalho da atual agência, comandada por Clayton Pena. Toda a vez que uma nova campanha é colocada no ar, recebe uma saraivada de críticas. A última foi sobre a “lei do xixi”, que fala sobre a isenção do pagamento para usar banheiros de rodoviárias. A propaganda beira o ridículo, porque é o tipo de legislação que não muda em nada a vida da população, mas é colocada como se fosse a salvação da lavoura. Realmente, tá na hora de mudar essa agência.

PAC

Foram contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, ainda em sua primeira versão, 47 dos 52 municípios de Rondônia com recursos para saneamento, abastecimento de água, saneamento em áreas indígenas e combate a malária. Para habitação foram atendidos 14 municípios. Essas obras, que já deveriam ter sido concluídas, estão longe dessa realidade. Porto Velho, é claro, lidera a incompetência administrativa. Os números completos serão disponibilizados aqui pela coluna nos próximos dias.

Promessas

Também tivemos acesso ao programa de governo do prefeito Roberto Sobrinho, denominado “Porto Velho Melhor Para Todos”, registrado em cartório como compromissos a serem cumpridos durante a administração petista a partir de 2004. Esse mesmo programa foi “requentado” em 2008. Um detalhe chama a atenção na página 32, que trata do transporte público. Diz assim: “a planilha que define os preços das tarifas é manipulada pelas empresas de transporte urbano, necessitando de controle social. Para isso, é necessária a criação do Conselho Municipal de Transporte, que defina a política de transporte do município”. Onde anda esse conselho?

E mais

Roberto Sobrinho, que assina o documento, diz ainda, “é certo que a responsabilidade maior pela segurança pública é do Estado e da União, e como se pode acompanhar, nem o Estado nem a União estão conseguindo deter o avanço da violência no município. Por essa razão, e considerando que o município não pode ficar passivo desta situação, o nosso governo criará uma Guarda Municipal, com objetivo de garantir o patrimônio público municipal, o funcionamento dos serviços públicos e proteger o cidadão”. Imagine que a prefeitura não conseguiu contratar nem fiscal de trânsito, que dirá montar uma guarda municipal. O PT mente. As promessas de Roberto não passaram disso, de um amontoado de mentiras. Amanhã vou reproduzir o que ele e a companheirada prometeram sobre moradia.

Sinal digital

Pelo que tudo indica a TV Rondônia vai sair na frente na transmissão digital no Estado. A emissora conseguiu a liberação do canal 14 em Porto Velho e tem prazo de um ano para começar a transmitir. Até que enfim vamos dar alguns passos para sair da idade da pedra no que diz respeito as transmissões de TV. Já a Candelária, que repete a programação da Rede Record, terá que começar a se mexer nesse sentido, sob pena de perder a programação da Record. A emissora dos bispos já transmite em 15 capitais com sinal digital e vem pressionando as afiliadas a adotarem o novo sistema. A Copa do Mundo está chegando, assim como Olimpíadas. Enquanto já se discute a TV em 3D, aqui patinamos com a TV analógica.

Alerta

Um grupo de pesquisadores espanhóis detectou no Reino Unido uma salmonela que contém um mecanismo resistente aos antibióticos, desconhecido até agora em bactérias patógenas e dentro da União Europeia, e que poderia se espalhar pelos hospitais de todo o mundo em pouco tempo. Os pesquisadores, pertencentes à Universidade Complutense de Madri e dirigidos pelo professor Bruno González-Zorn, descobriram em colaboração com a Agência de Saúde de Londres que se trata de uma salmonela resistente aos antibióticos aminoglucosideos. Esta é uma das famílias de antibióticos fundamentais para a luta contra as doenças infecciosas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio de um comunicado, a Universidade Complutense destacou nesta terça-feira, 6, que o trabalho, publicado este mês na revista oficial do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, mostra que esse mecanismo de resistência é chamado de RmtC e só havia sido encontrado há quatro anos em duas bactérias não patógenas na Austrália e no Japão. A presença de RmtC em salmonelas altamente patógenas no Reino Unido representa uma ameaça para a utilização dos aminoglucosideos na prática clínica da União Europeia, segundo os pesquisadores, especialmente porque sua disseminação poderia transmitir-se por via alimentícia.

Doença comum

O Suplemento de Saúde da Pnad  (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2008, divulgado nesta quarta-feira, revela que a depressão é a quinta doença de maior ocorrência no Brasil, atingindo 4,1% das 59,9 milhões de pessoas que se declaram portadora de alguma doença crônica. As doenças crônicas (identificadas por algum médico ou profissional de saúde) mais informadas foram: hipertensão (14,0%) e doença de coluna ou costas (13,5%), com artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5,0%), depressão (4,1%), doença de coração (4,0%) e diabetes (3,6%). A Organização Mundial de Saúde estima que em pouco mais de 10 anos a depressão será a segunda doença mais comum no mundo, devendo atingir o primeiro lugar no ranking em 2030. Ela também será a maior responsável por mortes prematuras e anos produtivos perdidos dado seu potencial incapacitante.

Contatos

3229-8673, 9907-0701 ou alan.alex@gmail.com. Essas são as formas de contatar a coluna.

Na TV

O programa Painel Político é exibido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia com reprises às 7 horas, pelo Canal 38 – RBRTV.

Nas bancas

Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro da coluna e do programa Painel Político.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS