O abandono da escola de música Som na Leste. O projeto de Hermínio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Abandono
Em setembro de 2008, um mês antes das eleições, Roberto Sobrinho inaugurou a Escola de Música Som na Leste, na Avenida Mamoré. Na época, o prefeito anunciou o fato como se fosse uma coisa maravilhosa. E seria, não fosse por um detalhe: faltam equipamentos, professores e instrumentos. A escola não tem quadro branco, cadeiras, mesas nem sequer ventiladores. O prédio alaga quando chove (típico das obras municipais), e os alunos e comunidade já cansaram de cobrar providencias da prefeitura e até hoje nada foi resolvido.
Coisa básica
Roberto Sobrinho usou a inauguração da escola de música como símbolo de sua preocupação com a cultura em Porto Velho. Isso foi ainda no primeiro mandato. Desde que foi reeleito, as escolas de música deixaram de ser prioridade e a população, principalmente dos bairros mais carentes, sente isso, uma vez que não dispõe de outras opções. Deixar faltar instrumentos em uma escola de música é igual a um açougue não ter carne. O cúmulo da incompetência e o retrato do descaso dessa administração. Os usuários da escola reclamam ainda da péssima qualidade do material utilizado na construção, que segundo eles, seria de segunda. Não duvido disso nem por um segundo.
Essa situação
Reflete que o grau de insatisfação da população dos bairros mais carentes, onde Roberto era popular, vem caindo devido a falta de capacidade administrativa dele e de seus comandados.
Melhor outro
Estava entrevistando o prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, para o programa Painel Político e ele dizia que em seu município será construída uma usina hidrelétrica. Para se informar sobre como deve se comportar mediante as negociações sobre as compensações, ele me disse que havia marcado uma reunião com a equipe de Roberto Sobrinho para receber algumas orientações. Disse ao prefeito que procurasse outro conselheiro, porque a equipe da prefeitura da Capital é péssima nesse tipo de coisa. A entrevista vai ao ar na terça-feira, ao meio-dia, no Canal 38.
Impopular
O Sindicato dos Bancários havia pedido a Justiça do Trabalho, em 2001 e hoje (18), foi concedida uma liminar proibindo as casas lotéricas de realizar serviços bancários. Portanto, pagamentos de contas, saques, depósitos, inscrições e outros, estão suspensos. A decisão deixou os usuários irritados. Não por causa das lotéricas, mas é que os bancos não dão conta do volume de clientes que ocupou as agências nesta quinta-feira. Em 2001, a quantidade de clientes era bem menor que atualmente e a situação já era complicada, imagine agora. A Justiça deveria determinar que os bancos contratassem mais caixas e ampliassem a rede de atendimento. Um bom começo seria fazer funcionar todos os caixas eletrônicos.
Mas
A Caixa Econômica Federal conseguiu derrubar a liminar no final da tarde. Os advogados do banco alegaram que seria necessário mais tempo para se adequar as novas medidas, e a Polícia Federal precisaria aprovar um projeto de segurança. A liminar foi derrubada e a vida volta ao normal.
Mudanças
Tão logo assuma o governo, João Cahúlla vai fazer um “pente fino” nos cargos comissionados. Muita gente anda preocupada com a possibilidade de perder o emprego. Pelo tom adotado por Cahúlla quando soube que fora absolvido no TSE, percebe-se que a fila do desemprego vai engrossar um bocado.
Sobre isso
Em relação aos comentários de Cahúlla, Expedito Júnior disse que não vai comentar, “melhor não, tenho coisas mais importantes para cuidar”, concluiu.
Sem sentido
O projeto que o vereador Hermínio Coelho tenta aprovar na Câmara proibindo a abertura do comércio aos domingos é a coisa mais sem pé nem cabeça que eu já vi. Enquanto a sociedade luta para tentar fazer de Porto Velho uma cidade em sintonia com o restante das capitais, Coelho tenta retroceder, apresentando um projeto provinciano. Se a pessoa não quiser trabalhar aos domingos não é obrigada a isso. Trabalha quem quer. Precisamos é que o comércio funcione durante 24 horas. Já é ridículo termos que aguentar a piadinha que em Porto Velho restaurante fecha para o almoço.
Perfil
Essa mentalidade de sindicalista, que acha que trabalhador pode tudo e empregador tem que aceitar, precisa começar a mudar. É preciso ter bom senso em tudo que se faz e propõe. No Brasil as pessoas são livres para optar por religião, profissão, enfim, tomar as próprias decisões. Não bastasse a carga tributária altíssima e a dificuldade de se contratar um trabalhador com carteira assinada, ainda tem uma coisa esdrúxula como essa para desanimar ainda mais a classe empresarial. Daqui a pouco o vereador vai querer horário corrido no comércio também. Funcionário trabalha de 7 às 13 horas e recebe salário integral. Nem todo mundo é vereador.
O leitor
Da coluna enviou um e-mail dizendo o seguinte: “Ando observando os sinais de transito da capital e não seria difícil colocar uma seqüência lógica de abertura e fechamento principalmente na Jorge Teixeira já que quando abre um o seguinte está fechando”. Sobre isso meu caro leitor, estamos falando desde o ano passado. Mas para a prefeitura isso parece uma coisa complicadíssima. Creio eu que deva existir a necessidade de fazer cálculos dificílimos, já que nunca conseguiram implantar a chamada onda verde nos semáforos. De qualquer forma, agradecemos os elogios e a sugestao.
Contatos
3229-8673 e 9907-0701 são os telefones que você fala com o Painel Politico. Você pode ainda enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com
Na TV
A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e rrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.
Para os homens
Um estudo divulgado pelo Keogh Institute for Medical Research, na Austrália, mostra que a bebida, em vez de causar disfunções eréteis, pode ajudar a melhorar a vida sexual masculina. O segredo, no entanto, está em beber com moderação. A pesquisa feita com 1.580 homens mostra que aqueles que bebiam moderadamente (até 5 doses por semana) tinham uma vida sexual mais ativa e mais satisfatória do que os que não bebiam nunca ou aqueles que exageravam no fim de semana. O pesquisador afirma que a bebida alcoólica em doses moderadas pode ajudar a desinibir e também pode melhorar a função circulatória, que está diretamente ligada aos problemas de ereção. - A vida sedentária e o cigarro têm mais impacto na disfunção erétil do que o álcool - acredita o pesquisador.
CQC
Após ter sua exibição proibida pela Justiça, o quadro Proteste já, do CQC, está liberado para ir ao ar na próxima segunda-feira. De acordo com a assessoria da Band, a prefeitura de Barueri, que havia pedido a liminar, voltou atrás e desistiu da ação. Na polêmica atração, uma reportagem de Danilo Gentili denuncia o desvio de uma televisão, doada pelo programa a uma escola municipal da cidade. O aparelho tinha um GPS embutido, o que permitiu rastreá-lo e descobrir que estava na casa de uma assistente da diretora da escola. O apresentador e líder do grupo Marcelo Tas, que havia classificado a proibição do quadro como censura, agora define o recuo da prefeitura de Barueri como “um final patético”:
Se a moda pega
Pak Nam-ki, um alto funcionário norte-coreano das Finanças, foi executado depois da implementação de uma reforma monetária que provocou motins no país comunista, informou nesta quinta-feira a imprensa sul-coreana. Esse ex-diretor de Planejamento e Finanças do Partido Comunista, destituído no começo de fevereiro, foi executado na semana passada em um quartel na capital Pyongyang, informou a agência sul-coreana Yonhap. Já pensou se essa coisa chega ao Brasil? Aqui em Porto Velho, pelo menos, ia sobrar pouca coisa do primeiro escalão da prefeitura.
Oportunidade
Termina neste domingo (21) o período de inscrição para os interessados em concorrer a uma das 30 bolsas oferecidas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa). Serão selecionados 15 bolsistas para atuar no Centro Regional do Sipam em Porto Velho e outros 15 para o Centro em Belém, onde os profissionais desenvolverão atividades de monitoramento ambiental dos lotes regularizados pelo Programa Terra Legal, através de imagens de satélite. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço www.sig.fapespa.pa.gov.br e efetuar seu cadastro no site. No ato da inscrição é necessário indicar o link para o currículo lattes. Após o cadastro, o candidato poderá acessar o edital 005/2010 e preencher seu formulário de inscrição, indicando se deseja exercer as atividades em Belém/PA ou Porto Velho/RO. Dúvidas referentes ao processo de inscrição podem ser esclarecidas pelo endereço: fapespa@fapespa.pa.gov.br.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!