A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com o Conselho Federal de Educação Física (Confef) realizou a primeira reunião para mobilizar as instituições interessadas em participar do evento alusivo ao Dia Mundial da Atividade Física, que este ano por orientação do Ministério da Saúde será incorporado na campanha do Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, que deve acontecer no dia 11 de abril. O acontecimento vai agrupar três dias marcantes no calendário mundial, que são: o Dia Mundial da Saúde, o Dia Mundial Sem Meu Carro e o Dia Mundial da Atividade Física,
Participaram da reunião instituições de educação, ação social, lazer e saúde, como as empresas do sistema “S”, secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, representantes de universidades particulares, entre outros segmentos do desporto. Trinta instituições foram convidadas a fazer parte do grande evento que tem como meta envolver a população da Capital em atividades desportivas, promoção de saúde e palestras educativas.
O trabalho da Divisão de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dants) da Semusa é para mobilizar a sociedade e o Estado em torno de um grande esforço articulado e intersetorial para uma ação convergente nos determinantes sociais da saúde e para a conscientização das pessoas para as práticas e os comportamentos saudáveis. “A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco, visando à criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participação e o controle sociais na gestão das políticas públicas” – explicou o secretário da Semusa Williames Pimentel.
Durante a reunião realizada nesta terça feira,(16), os profissionais envolvidos na organização deliberaram sobre a construção de projetos que vão compor o grande evento. Durante o evento será proposta a criação de uma rede nacional de promoção da saúde e ao final acontecerá uma vídeoconferência para socialização dos resultados. O trabalho será potencializado com a mobilização de parceiros que contemplem atividades relacionadas aos três eventos mundiais. Esta semana o Ministério da Saúde vai disponibilizar material informativo e para divulgação da campanha nacional, que envolve cinco ministérios do Governo Federal.
No ano passado a Semusa realizou o evento no Espaço Alternativo com o lançamento do projeto Tenda do Esporte, reunindo milhares de adeptos a vida saudável. Foram realizadas ações de promoção a saúde com atendimentos preventivos e atividades físicas, mas uma das atividades diferenciada foi promovida pela faculdade São Lucas, alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro. Com o lema “Deixe seu carro em casa e conheça Porto Velho a pé ou de bicicleta”, os acadêmicos conseguiram levar as pessoas para um passeio turístico pela Capital, fornecendo mapas e localizando os pontos acessíveis aos ciclistas e pedestres. Na terça feira, às 9h, no Centro Formação de Professores da Prefeitura, será realizada uma nova reunião com interessados em participar do grande evento.