Plano de Desenvolvimento da Amazônia será apresentado em Porto Velho

Plano de Desenvolvimento da Amazônia será apresentado em Porto Velho

Plano de Desenvolvimento da Amazônia será apresentado em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) vai apresentar no próximo dia 12 de março, em Porto Velho, a versão preliminar do Plano Regional de Desenvolvimento Regional (PRDA). A apresentação acontece durante a 8ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel) que é integrado pelos nove governadores da Amazônia, ministros de estado, representantes dos municípios, trabalhadores e classe empresarial.
 
O coordenador-geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento, Adagenor Ribeiro, vai apresentar aos conselheiros a versão que tem como base as diretrizes e orientações estabelecidas pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), que é o resultado dos debates promovidos pela equipe técnica de planejamento da Sudam e das audiências realizadas com os Ministérios da Integração (MI), Meio Ambiente (MMA), da Pesca, Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Museu Goeldi (MPOG), e órgãos e entidades federais presentes na Amazônia Legal e em articulação com os governos estaduais.
 
O PRDA é um plano no nível tático-operacional, elaborado em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), de acordo com as diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, definidas pelo governo federal. Segundo Ribeiro, o plano corporifica uma visão da região, densificando as relações inter e intra-regionais com o Governo Federal. Segundo ele, o papel da Sudam na região é fundamental como indutora do processo de desenvolvimento regional, articulando as ações de governos no território, visando à redução das desigualdades regionais.
 
O documento apresenta a cronologia dos trabalhos de elaboração do plano até a presente data e demonstra o que Ribeiro chama de “ambiente político institucional, em que ele será apresentado à discussão no Condel". O papel da Sudam é de elaborar o PRDA, em parceria com os governos estaduais e em consonância com as expectativas dos diversos segmentos sociais amazônidas. O PRDA pode ser definido como instrumento da política pública para o desenvolvimento da Amazônia, como norteador das intervenções no contexto regional, voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da Região, com inovação tecnológica ambientalmente segura e capaz de proporcionar a inclusão social o homem amazônico.
 
Os programas do PRDA envolvem ações nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Econegócios e Serviços Ambientais; Educação; Energia; Exportação; Logística e Transportes; Pecuária e Agricultura; Pesca e Aqüicultura; Recursos Florestais; Saneamento e Saúde. Os instrumentos para implementação desses programas, previstos no documento, são a redução e isenção fiscal; o Fundo Constitucional do Norte – FNO; Fundo de Desenvolvimento da Amazônia – Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA); o percentual de 1,5% destinados à Ciência e Tecnologia, das liberações do FDA; os Acordos Internacionais; as emendas parlamentares; o Fundo Amazônia e o Orçamento Geral da União.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS