O Senado Federal celebrou na manhã desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade ecumênica de 2010, que apresenta como tema “Economia e Vida” e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".
Durante a comemoração os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Marconi Perillo (PSDB-GO), Marco Maciel (DEM-PE) e Cícero Lucena (PSDB-PB) exaltaram a postura da Igreja no Brasil.
O senador Acir Gurgacz declarou que “Há uma diferença entre ser servo do dinheiro e ter o dinheiro como recompensa indireta de um trabalho bem realizado”. Segundo afirma o senador, o modelo ideal para melhorar o sistema econômico atual é criar uma harmonia entre o bem comum e o bem particular calcados nos direito igualitário como educação, saúde e segurança.
Este novo modelo, afirma o senador, requer uma harmonia que provavelmente estará calcada em alguns itens como: O direito igualitário à educação e saúde em todos os níveis; segurança; A conscientização das vantagens da coletividade e das desvantagens da individualidade e “a certeza de que o povo não precisa apenas das condições mínimas de sobrevivência. Todos merecemos muito mais”.
Marconi Perilo autor da proposição declarou que “a Igreja Católica tem se esmerado em tratar de assuntos considerados relevantes para a vida social do país”.
Participam ainda da sessão, o pastor sinodal Carlos Augusto Möller, presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic); Luiz Alberto Barbosa, secretário-geral do Conic; o padre Nelito Dornelas, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo Maurício José Araújo de Andrade, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Mariane Kirst, coordenadora da Ação Ecumênica de Mulheres.