Junta de Serviço Militar recebe pedidos de alistamento até dia 31 de abril

Junta de Serviço Militar recebe pedidos de alistamento até dia 31 de abril

Junta de Serviço Militar recebe pedidos de alistamento até dia 31 de abril

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todos os dias a imagem se repete na calçada da Junta de Serviço Militar (JSM) da prefeitura de Porto Velho. Dezenas de rapazes se enfileiram em busca de um certificado. Uns querem “servir” outros buscam apenas o comprovante de alistamento. Até o dia 31 de abril, os jovens de sexo masculino que completam 18 anos em 2010 devem ir para essa fila. Somente em fevereiro foram alistados 2.023. A JSM, da qual o presidente é o prefeito Roberto Sobrinho, é o primeiro passo para que esses jovens cheguem ao serviço militar, que é obrigatório. Sem o documento de alistamento, eles não podem, entre outras coisas, prestar concurso público.
 
“Com o certificado, eles ganham cidadania plena”, afirma o tenente Julio César Ardohaim Menezes, delegado da 1ª Delegacia da Junta de Alistamento de Serviço Militar. Ele detalha que os jovens que se alistarem dentro do prazo passarão pela seleção em junho e os selecionados serão incorporados a partir de março do ano que vem. Quem procurar a junta após 31 de abril só entrará no processo em junho de 2011.
 
Em 2009, 6.222 rapazes se alistaram, 60% desses foram aprovados na primeira seleção. A etapa seguinte é feita pelos quartéis e a proporção de aprovação é de um para cada três vagas. Quem fica tem rendimento mensal de um salário mínimo.
 
Tiago Francisco da Silva está torcendo para ser um desses aprovados. “Quero servir o Exército, igual ao meu pai”, diz, timidamente, o rapaz. Geraldo Francisco da Silva, 50 anos, incentiva o filho com a certeza de que “o Exército é a melhor escola para um homem”.
 
Nem todos garotos da fila pensam da mesma forma. Augusto de Almeida Maia está cursando Direito e já trabalha. “Quero apenas obter meu certificado, é um documento importante”, diz.
 
Certificados
 
O delegado da JSM explica que há vários tipos de certificado, apesar de ser conhecido genericamente como ‘certificado de reservista’. O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é o mais comum, é expedido para, por exemplo, quem é arrimo de família. O de isenção é para quem não tem condições físicas de se alistar. Há ainda um específico para o jovem que não quer de forma alguma se alistar. Nesse caso ele perde os direitos políticos por dois anos.
 
 Atrasados
 
Sendo o certificado de alistamento um documento indispensável para os brasileiros de sexo masculino, quem não se alistou aos 18 anos um dia é obrigado a procurar a JSM. Segundo o tenente Ardohaim, essa procura acontece com freqüência. Quem busca o alistamento após o prazo e tem até 30 anos de idade ainda concorre à seleção. Após essa idade, recebe diretamente o CDI.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS