OAB abre o ano acolhendo novos advogados e recebendo reconhecimento do Judiciário

OAB abre o ano acolhendo novos advogados e recebendo reconhecimento do Judiciário

OAB abre o ano acolhendo novos advogados
e recebendo reconhecimento do Judiciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, disse, na última sexta-feira, 26, ao participar da solenidade de abertura dos trabalhos do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, que a OAB é a única instituição civil acolhida pela Constituição Federal. “E assim o é, porque o advogado é essencial à administração da Justiça e, mais que isso, como acabamos de ver no vídeo institucional, a Ordem trabalha pelo fortalecimento da cidadania e pela construção de uma sociedade mais justa”. Cássio Guedes prestigiou a primeira sessão ordinária do Conselho Estadual da OAB, quando foram credenciados novos advogados, a quem ele dirigiu a palavra como forma de incentivar aos que estão ingressando agora na advocacia.
 
O desembargador lembrou as dificuldades que operador do Direito encontra no início da carreira, mas confortou-os assegurando que, pela natureza da atividade, é um trabalho gratificante e recompensador, desde que desenvolvido com retidão, ética e amor ao próximo. “O bom advogado respeita o colega que defende a outra parte, respeita o juiz que preside o processo, respeita o promotor e respeita as testemunhas. Logo, deve agir com educação e com base nos princípios que vem do berço”, acentuou Cássio.
 
Antes de iniciar a sessão solene para entrega de credenciais aos novos advogados, o Conselho da OAB se reuniu em plenário para sua primeira sessão ordinária, quando foram debatidos vários temas de interesse da advocacia e da sociedade. A sessão definiu o novo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e serviu também para que os novos conselheiros se conheçam melhor.
 
Durante a sessão solene para tomada do termo de compromisso e entrega de carteiras, o presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira da Costa, exortou os novos advogados a trilharem o caminho da simplicidade e do respeito ao cliente. “Nunca coloquem a aspiração pelo dinheiro em primeiro plano. Lembrem-se sempre que quando alguém o procura, ele está fragilizado e busca uma palavra de conforto para um problema que o aflige. Antes de olharmos como potencial cliente, devemos vê-lo como um ser humano em busca de mediação para um conflito que lhe perturba”, asseverou Hélio. E acrescentou: “Se como advogado você agir com ética e respeito ao seu cliente, certamente você estará trilhando o caminho que o levará ao sucesso profissional e pessoal”.
 
Fazendo uma saudação aos novos advogados em nome do Conselho Federal da OAB, o conselheiro federal Orestes Muniz lembrou as dificuldades da carreira jurídica e conclamou os novos profissionais a serem defensores das prerrogativas, “porque elas existem desde o Império Romano para garantir um julgamento justo”, aconselhou. Orestes também recomendou aos novatos que trabalhem com lealdade, ética e respeito às causas.
 
Discursando em nome dos novos advogados, Ludmila Guedes lembrou a importância de estar ingressando na maior instituição civil do Brasil, falou da defesa das prerrogativas e unificação do exame de Ordem. “Peço aos colegas que se orgulhem da nossa conquista depois de enfrentarmos tantos obstáculos para chegarmos até aqui”, desabafou a nova advogada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS