A coordenadora do departamento de captação de doadores e prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, assistente social, Naima Khatib, esteve na tarde desta quarta-feira, 24, realizando uma palestra para os acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina da Facimed, sobre doação de medula óssea.
A campanha tem o apoio da Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria de Saúde. O Hospital de Câncer de Barretos juntamente com a Semusa estará realizando nos dias 22 e 23 de março, um curso de capacitação de alunos que irão participar da coleta de células, que acontecerá entre os dias 06 a 10 de abril em Cacoal. Nas próximas semanas a Semusa estará divulgando os locais onde serão realizadas as coletas.
O Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Sousa, afirmou que a campanha é de suma importância. “A região Norte ainda não está inserida no sistema de doação de medula óssea e a partir desta campanha, todos os doadores estarão cadastrados como doadores no Hospital de Câncer em Barretos”, destacou.
Naima Khatib ressaltou que o objetivo da campanha é promover uma conscientização sobre a importância de ter esse cadastro. “Há cerca de duas mil pessoas no Brasil aguardando transplante de medula. O procedimento de doação é simples, não prejudica a saúde e todas as pessoas de 18 a 54 anos podem ser doadores”, disse.
O resultado do exame será encaminhado ao Instituto Nacional do Câncer junto com os dados cadastrais, para que as células sejam transplantadas quando aparecer um paciente que encaixem nos laudos compatíveis.