Porto Velho registra aumento acima de 10% no volume de vendas no varejo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As vendas no comércio do País cresceram 5,9% em 2009, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em dezembro, houve queda de 0,4% sobre novembro. Trata-se da primeira desaceleração após sete meses de resultados positivos. Sobre dezembro de 2008, as vendas aumentaram 9,1%.
A receita nominal das vendas do comércio varejista fechou 2009 com expansão de 10%. Em dezembro, em relação ao mês anterior, houve retração de 0,4%. Contudo, na comparação anual, houve elevação de 11,9%.
Na análise por setor, quatro das oito atividades tiveram desaceleração entre novembro e dezembro: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4%); móveis e eletrodomésticos (-3,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%).
Por outro lado, houve aceleração em: livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%); combustíveis e lubrificantes (0,7%); tecidos vestuário e calçados (0,2%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%).
No acumulado de 2009, oito de dez atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque para artigos farmacêuticos, medicamentos, ortopedia e perfumaria (11,8%) e hiper e supermercados, bebidas e fumo (8,3%). Houve queda, porém, em: tecidos, vestuário e calçados (-2,8%) e material de construção (-5,9%).
Ao longo do ano passado, os maiores acréscimos no volume de vendas ocorreram em Sergipe (13,3%); Piauí (13,3%); Roraima (11,3%); Rondônia (10,7%) e Ceará (9,5%). Somente dois estados registraram variações negativas: Espírito Santo (-1,1%) e Tocantins (-1,7%).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!