Duas de cada três vagas de emprego na região Norte em 2009 foram criadas em Rondônia, estado no qual a oferta de vagas registrou um aumento total de 14,8%.
s dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Em 2009, 29 mil pessoas conseguiram ingressar no mercado de trabalho rondoniense. O setor de construção civil lidera as contratações.
“O que acontece no mercado de trabalho também estimula o crescimento de setores como a Educação, a Saúde, Habitação, além do incremento da oferta de bens de consumo para Rondônia”, avalia o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social (Sedes) Aníbal de Jesus.
O boom na geração de empregos vem sendo impulsionado pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, Santo Antônio e Jirau que, junto com obras do PAC como a construção do Centro Político Administrativo (CPA), em Porto Velho, e a instalação de indústrias de grande porte.