Eleições 2010 - Chegou a hora da definição

Depois da folia de Momo, as definições e pré-candidaturas começam a ganhar corpo. No campo governista, em Ouro Preto do Oeste, o impasse está nas candidaturas a deputado estadual.

Eleições 2010 - Chegou a hora da definição

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Passado o carnaval, chegou a hora das definições na política. Este ano acontecem às eleições para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. A corrida pelo voto começa a ganhar ritmo e celeridade a partir de agora, com as definições que devem ocorrer nos próximos dias, já que o calendário eleitoral é apertado e só faltam oito meses para o pleito, marcado para o dia 3 de outubro.
No campo nacional, a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está praticamente sacramentada, numa parceria que deve ter como vice o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Ainda existe o fator Ciro Gomes (PSB), mas o socialista só deve se manter no páreo até março, quando uma reunião entre o governador do estado de Pernambuco Eduardo Campos e o presidente Lula definirá o futuro da pré-candidatura socialista. Na oposição, o nome mais provável é o do governador de São Paulo e ex-ministro do governo FHC, José Serra (PSDB).
No campo estadual o governador Ivo Cassol (PP) insiste que o seu candidato é o atual vice-governador João Cahulla (PPS) tido por muitos como sendo uma pessoa que não encarnou o espírito do chefe do Poder Executivo Estadual, ou seja, trabalhador e que esta mais preocupado com suas pescarias do que ser o sucessor do projeto político idealizado por Cassol.
O PSDB já fechou questão em torno do nome do senador cassado pela Justiça Expedito Júnior que já avisou que não abre mão de seu projeto que é ser o próximo inquilino do Palácio Getúlio Vargas sede do Poder Executivo Estadual e para isso mandou um recado para os que não acreditam em sua força política, “Liderança se conquista e não se compra”.
O PMDB é outro partido que ao que tudo indica vai caminhar com o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, mas isso não é uma certeza em se tratando dos peemedebistas tidos como apegados ao poder e para isso faz de tudo para não largar as tetas.
O PT já definiu como sendo o deputado federal Eduardo Valverde o nome que vai tentar ganhar o governo do estado pela via da democracia o grande entrave é que os petistas estão sempre brigando seja com quem for até mesmo entre si mesmo o importante é brigar e fazer barulho.
O PDT diz que quer o senador da República Acir Gurgacz pilotando uma candidatura ao governo do estado, mas será que é este o desejo do senador que ficou quase três anos lutando para assumir uma vaga no senado federal?.
Quanto aos outros partidos a exemplo: DEM, PP, PV, PHS, PRB, PTB, PSL, PR e outros vão onde os interesses da cada um sejam convenientes nem que para isso a “mãe seja vendida”. 
Já a disputa pelas duas vagas no Senado deve ser entre o governador Ivo Cassol (PP), Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT), estes últimos tentando a reeleição, enquanto que os outros nomes até agora ventilados estão mais para “balão de ensaio” do que para uma postulação seria a exemplo do ex-deputado federal Agnaldo Muniz.
 Na Câmara federal a disputa será bem forte já que dos oito representantes segundo opinião dos que vivencia a política em Rondônia apenas quatro tem chances de voltar para Brasília/DF a partir de fevereiro de 2011, já que bons nomes estão na disputa a exemplo: Carlos Magno secretario estadual da Agricultura, Nilton Capixaba, sub-chefe da Casa Civil do Estado, o deputado estadual Amauri dos Santos e até mesmo José Bianco que sempre se faz de gato morto para filar a carne alheia.
Na Assembléia Legislativa do Estado dos 24 deputados estaduais pelo menos 14 voltam em 2011 o que representa uma boa renovação nada se comparando com a última quando apenas 4 voltaram, a grande questão é que a atual legislatura está muito longe do povo o que certamente vai facilitar o trabalho daqueles que estão no trecho buscando uma vaga.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS