A equipe de documentaristas e produtores culturais que desde 2008 vem realizando pesquisas e registros sobre Banda do Vai Quem Quer, para produzir o documentário sobre os 30 anos do maior bloco carnavalesco da região norte, conclui este ano as gravações durante o trigésimo desfile da banda que acontecerá no sábado dia 13.
O projeto de nome “Lá Vem a Banda (na brincadeira entra quem quiser)” tem como objetivo registrar a amplitude no contexto social e cultural da Banda como representação de um movimento cultural que envolve toda a cidade.
A equipe é composta por Bill Marques, diretor de vídeo e o autor do projeto, Ronaldo Nina, fotógrafo, Luana Lopes, produtora de vídeo, Luiz Augusto, publicitário e diretor executivo, Nina Sayonara, historiadora e Almira Lopes, produtora cultural e coordenadora do projeto. O interesse dos produtores é principalmente registrar a valorização da Banda como patrimônio imaterial da cidade.
O projeto do documentário foi aprovado pelo Ministério da Cultura para captação de recursos com o incentivo da Lei Rouanet. Mesmo estando em fase de captação e busca de parcerias a equipe de produtores já vem colhendo imagens e depoimentos desde o ano passado, onde foram realizados 12 horas de gravação em HDV, cerca de 20 depoimentos e 200 registros fotográficos.
Para gravar os 30 anos da Banda do Vai Quem Quer a produção contará com quatro equipes de filmagens, que irão registrar não só o desfile, mas toda a movimentação da cidade no entorno da Banda que leva as ruas aproximadamente 100 mil pessoas. O documentário ainda não tem data definida para ser lançado.