Universidade teve 7.090 candidatos inscritos disputando 275 vagas oferecidas para seleção por meio do Enem; matrículas são feitas de hoje (08) a 12 de fevereiro
A utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para 10% das vagas da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em 2010 foi considerada positiva pela Administração Superior da instituição. Segundo dados do Ministério da Educação (Mec), 7.090 candidatos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a uma das 275 vagas oferecidas pela Unir.
Apesar de ter destinado ao Enem apenas 10% de suas vagas para ingresso neste ano letivo, a Unir teve um número expressivo de candidatos inscritos no SiSU, inclusive, superior ao número de candidatos que passaram para a segunda fase do vestibular tradicional.
A decisão de destinar 10% das vagas para o Enem foi tomada pelo Conselho Superior Acadêmico (Consea) da instituição como forma de avaliar o 1º ano da seleção unificada. Quarenta e oito cursos de graduação da Unir destinaram 5 vagas cada um para ingresso pelo SiSU; 2 ofereceram 3 vagas; e 3 cursos, 2 vagas.
Um ponto importante do Enem foi o fato do exame ter ampliado o acesso aos estudantes de Rondônia. A prova do vestibular da Unir é aplicada somente em sete municípios rondonienses, nos quais a universidade tem Campi, já com o Enem este número subiu para 28 cidades. Outro dado a ser considerado refere-se à taxa de inscrição. No vestibular tradicional é cobrada uma taxa de R$ 75,30; já para o Enem o valor da inscrição foi de R$ 35. A Administração Superior da Unir avalia que o Enem democratiza aos estudantes do ensino médio a possibilidade de acesso à universidade.
Concorrência maior que a do vestibular - A concorrência dos cursos da Unir no SiSU, segundo o Mec, foi maior que a do vestibular 2010. O curso que registrou a maior concorrência foi o de Medicina, que teve 128,8 candidatos disputando cada uma das 5 vagas; seguido pelo de Direito, com 42,9 candidatos por vaga; e Enfermagem, com 40,6 por vaga. No vestibular tradicional, por exemplo, Medicina teve a maior concorrência com 51,46 candidatos por vaga; em segundo, foi o curso de Direito, do Campus de Cacoal, com 16,18 candidatos; seguido do curso de Direito, em Porto Velho, com 14,91 candidatos por vaga.
Matrículas - Os candidatos classificados na primeira etapa do SiSU nos cursos da Unir, com ingresso no primeiro e segundo semestres, deverão efetuar sua matrícula de hoje (08) a 12 de fevereiro no respectivo Campus que oferece o curso para o qual o candidato foi aprovado.
Para realizar a matrícula é necessário que os aprovados apresentem os seguintes documentos (originais e fotocópias): RG, CPF; título de eleitor e comprovante de votação na última eleição; certidão de nascimento ou casamento; prova de quitação com o serviço militar, quando for o caso; histórico escolar de ensino médio; certificado ou diploma de conclusão de ensino médio.
Mais informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (Dirca) da Unir pelos telefones (69) 2182-2185 e 2182-2186, com as Secretarias dos Campi ou na página da universidade, no endereço www.unir.br