Rondônia terá Plano Emergencial de Combate à Dengue com mega operação

Rondônia terá Plano Emergencial de Combate à Dengue com mega operação

Rondônia terá Plano Emergencial de Combate à Dengue com mega operação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Plano Emergencial de Combate à Dengue será traçado em iniciativa conjunta com o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde, os Ministérios Público Estadual e Federal, o Exército, a Aeronáutica, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) que, juntamente ao Comitê Estadual de Combate à Dengue, vão traçar estratégias e ações para serem trabalhadas durante todo o ano, com vistas a diminuir a alta incidência da doença.  
 
O secretário da Sesau, Milton Moreira, participa nesta sexta-feira (29), de reunião da Arom em Ji-Paraná, que reúne os prefeitos para tratar sobre o andamento do plano emergencial. Além dos prefeitos, participam o procurador do Ministério Público Federal, Francisco de Assis Marinho Filho, o promotor Hildon de Lima Chaves, do Ministério Público Estadual, e a representante do Ministério da Saúde em Rondônia, Maria de Fátima Lozich França. Os dirigentes estarão discutindo ainda sobre os instrumentos legais que possibilitem o cumprimento das normas sanitárias para intensificar a diminuição dos casos de dengue.
 
Em reunião com os dirigentes de todas as unidades de Saúde, na manhã de quarta-feira, 27, Moreira aproveitou para convocar os servidores comissionados para fazerem parte do mutirão que sairá às ruas em ações de sensibilização e orientação à população sobre a necessidade de maior envolvimento para aplacar a doença.
 
De acordo com Milton Moreira, as ações estarão sendo coordenadas pelo CAO Cível do Ministério Público Estadual, porém a Sesau, junto com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) estará coordenando as ações de vigilância, controle e eliminação de vetores, com a participação de toda a área técnica em Saúde. As áreas específicas já estão se reunindo para o agendamento dos trabalhos.
 
Capacitação de médicos
 

O secretário explicou que estará sendo feita, inclusive, a capacitação de médicos para o diagnóstico rápido e preciso da doença, que já ultrapassou o número de cinco mil casos no Estado somente neste primeiro mês de 2010. Moreira recomendou ainda ao diretor-geral do Centro de Pesquisas em Medicina Tropical (Cepem), médico Mauro Tada, para que organize as capacitações médicas de forma que seja facilitada a participação dos médicos nos municípios.  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS