EDITORIAL - Rondoniaovivo apóia a emancipação da região da Ponta do Abunã

È hora de se corrigir um erro histórico. É hora de se soltar as amarras que impedem o crescimento da região da Ponta do Abunã.

EDITORIAL - Rondoniaovivo apóia a emancipação da região da Ponta do Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No próximo dia 28 de Fevereiro, os eleitores de Porto Velho e distritos irão participar de uma consulta da Justiça Eleitoral sobre a emancipação da região da Ponta do Abunã.
 
O plebiscito que está com pelo menos duas décadas de atraso, pode transformar em município os distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia e Extrema, onde está prevista a sede administrativa, chamando-se Extrema de Rondônia.
 
São cerca de 360 km que separam a sede atual Porto Velho do distrito de Extrema. Quase a distancia entre a capital de São Paulo e Rio de Janeiro. E olha que entre o eixo RJ/SP, mais de 70 cidades afloram no rico Vale do Paraíba.
 
Outro exemplo. È a mesmo percurso entre Salvador na Bahia e Aracaju no Sergipe. Um funcionário público que tenha que ir do palácio Tancredo Neves na capital até Extrema para resolver algum problema, entre ir e voltar, roda quase à distância entre Fortaleza no Ceará e Recife em Pernambuco. Usando uma expressão do nordestino. “Pense, pense num lugar longe...”
 
Todas as gestões municipais, durante as duas últimas décadas, tiveram dificuldade em atender as necessidades básicas da população dos distritos. A região possui vida econômica e social ativa, podendo muito bem gerir sua “vida”, sem depender de Porto Velho.
 
Temos também interesses nacionais envolvidos. A região faz parte da fronteira com a Bolívia e existe a necessidade da implantação de quartéis na região, seja da Marinha, Exército e Aeronáutica.
 
A emancipação também é benéfica para os cidadãos de Porto Velho. Os recursos da capital serão gastos numa menor área territorial, podendo ser mais bem aproveitados pela população portovelhense.  Já que tudo hoje na capital se fala sobre Usinas e seus consórcios, é bom lembrar que os “royaltes” pela geração de energia no Rio Madeira ficam em Porto Velho.
 
Nós do Rondoniaovivo acreditamos e apoiamos a emancipação da região da Ponta do Abunã.  È hora de se corrigir um erro histórico. É hora de se soltar as amarras que impedem o crescimento da região da Ponta do Abunã.
 
É hora de votar 55, votar pelo Sim.
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS