Painel Político – (PTC entra com ação contra o PT. ALE vai ter extraordinária nesta terça) - Alan Alex

PTC entra com ação contra o PT. ALE vai ter extraordinária nesta terça

Painel Político – (PTC entra com ação contra o PT. ALE vai ter extraordinária nesta terça) -  Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Antecipando

O Partido Trabalhista Cristão entrou com uma representação contra a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde, ambos do PT, por propaganda eleitoral antecipada. A primeira, candidata a reeleição e o segundo, pré-candidato da legenda ao governo, espalharam outdors por todo o estado “agradecendo” a aprovação da chamada PEC da Transposição. Para os advogados do PTC, os cartazes configuram propaganda extemporânea.

Jogo

O PT foi quem começou a usar a Justiça Eleitoral no final do ano passado, impetrando ações contra o ex-senador Expedito Júnior, pré-candidato ao governo pelo PSDB, com as mesmas alegações, propaganda antecipada. Este ano, a Justiça Eleitoral vai ter muito trabalho.

Falando em PTC

Conversas de corredores sinalizaram a possibilidade do presidente da legenda em Rondônia, Jair Montes, vir a ser o candidato a vice de Expedito Júnior. Natural de Porto Velho, Montes foi o 8º vereador mais votado em 2008 e não levou devido a matemática eleitoral.

Extraordinária

A Assembléia Legislativa de Rondônia va realizar uma sessão extraordinária nesta terça-feira (26) para apreciar projetos do Executivo. O interessante é que os deputados desconhecem a pauta, ninguém sabe informar o que vai ser votado. O líder do governo na Casa, Tiziu Jidalias, está com o telefone desligado o dia inteiro. E deve ser de propósito. Alguns parlamentares acham que o governo quer “empurrar goela abaixo” alguma medida antipática, outros afirmam que o Executivo trata o Legislativo como “quinta de sua casa”. Pelo sim, pelo não, amanhã tem sessão.

Lunar

Apenas 10 dias foram suficientes para que as ruas da Capital se desmanchassem com as chuvas. O asfalto de péssima qualidade utilizado pela prefeitura simplesmente esfarelou-se. As avenidas onde foram feitos tapa-buracos parecem a superfície lunar.

Para completar

Uma epidemia de dengue assola o município. Diariamente centenas de casos são registrados nas policlínicas. O Cemetron está lotado e teve até secretaria municipal que fechou as portas para detetização. Sinal que alguém foi infectado no local de trabalho. A coisa tá feia mesmo.

Enquanto isso

O secretário de Obras Especiais, Israel Xavier, almoçava tranquilamente no restaurante Casa Bella nesta segunda-feira como se  tudo na Capital estivesse as mil maravilhas. Foi a secretaria dele que fechou para detetização.

Ainda dengue

O vereador Eduardo Rodrigues, presidente eleito da Câmara para 2011/2012 também andou dengoso.

Chuvas

E as chuvas não dão trégua nem em Porto Velho nem no restante do País. A única diferença é que lá fora o asfalto não se desmancha nem abrem-se crateras do dia para a noite. E as prefeituras trabalham normalmente. Já por aqui, como disse o Gonzalez, “chove desde o primeiro mandato de Sobrinho”. Deve ser por isso que ele não consegue terminar nenhuma obra.

Contatos

Para mandar sugestões, criticar, reclamar basta entrar em contato pelo e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701.

Retornando

Na segunda-feira, 01, retornaremos com o programa Painel Político. Novo cenário, entrevistas inéditas e muitas novidades neste 2010. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelo canal 38- RBRTV- a partir do meio-dia e meia com reprise às sete horas do dia seguinte. Talvez ocorram alterações nesses horários, se isso acontecer, informo por aqui. Aos domingos é exibido os melhores momentos da semana, a partir das 13 horas. Fique ligado.

No Twitter

Você encontra o Painel Político também. www.twitter.com/painelpolitico - siga-nos. Lá você sabe quem são os convidados do programa e novidades da coluna. Lá pelo Twitter você encontra ainda Confúcio Moura (twitter.com/confuciomoura), Fátima Cleide (twitter.com/senadorafatima) e o vice-prefeito Emerson Castro (www.twitter.com/emersoncastro).

O Portal

Excelente a reportagem do Rondoniaovivo.com sobre o portal que custou uma pequena fortuna aos cofres do município construído na entrada da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia. Um caso clássico de desperdício de dinheiro público por parte do poder municipal. Realmente cada cidade tem o portal que merece.

Piorou

Com as chuvas e os buracos o trânsito na capital ficou pior. Avenidas estão intransitáveis e com o aumento no número de motos circulando nas ruas a coisa desandou mesmo. Se n~´ao forem tomadas medidas urgentes, após o carnaval, que é quando a rotina da cidade volta ao normal, a situação vai ficar insuportável.

Correndo

Apesar das férias e proximidade do carnaval, pré-candidatos não páram de visitar seus eleitores e agendar reuniões. E vai ser desse jeito que as eleições serão definidas. Quem andar mais, certamente terá mais votos.

Problemas a vista

O Ministério Público vem olhando de perto os contratos do governo em relação a construção do Centro Político Administrativo. Também vem examinando com muito cuidado outros contratos governamentais.

De olho

Por força dalegislação eleitoral Ivo Cassol deverá deixar o governo em abril deste ano. A partir disso, passará a ser um candidato como qualquer outro. E a companheirada está de olho nos passos do governador que quer ser senador. Eles vão marcar cerrado nos transportes utilizados por Ivo em seus deslocamentos durante a campanha. Se o governador passar perto de um carro oficial, a companheirada entrará em ação. O PT vai investir pesado na máquina judicial para atrapalhar a vida dos adversários.

Nas bancas

Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa  e da coluna Painel Político.

Funai e as ONGs

A Fundação Nacional do Índio (Funai) está terceirizando para Organizações Não-Governamentais (ONGs) a gestão de ações em aldeias indígenas. Duas delas, o Centro de Trabalho Indígena (CTI) e o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), estrelas gigantes do setor, estão sendo acusadas por indigenistas e organizações de utilizar a proximidade com a Funai para atrair parcerias e recursos de governos e entidades internacionais. O CTI, por exemplo, é hoje responsável pelo contato e proteção aos índios isolados – como são chamados os selvagens sobre as quais pouco se sabe. A ampliação do papel das ONGs veio à tona na semana passada com a crise deflagrada pelo decreto baixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final do ano passado. A reestruturação chegou de surpresa e acabou desencadeando uma onda de protestos e conflitos, cujo ato mais insólito foi uma briga de bordunas entre índios das tribos xavante e kayapó, com um ferido, durante a invasão da sede da Funai, em Brasília, na semana passada. Era para ser uma reação conjunta contra a extinção de 22 administrações executivas regionais e 334 postos indígenas, mas os kaiapó aceitaram negociar isoladamente com a Funai. O conflito mais sério viria com as acusações contra o ISA e CTI, dirigidos pelo ex-deputado, ex-presidente da Funai e premiado ambientalista Márcio Santilli, e o antropólogo Gilberto Azanha, acusados de usar a causa indigenista para encorpar as entidades. Com trânsito livre na Funai, os dois participaram decisivamente dos debates que resultaram na edição do decreto. Eles já vinham sendo favorecidos por convênios em que a Funai repassa quase todas as ações de atendimento aos índios, inclusive a gestão de exploração de ouro e diamantes, como vem fazendo o CTI na área dos índios cinta larga, em Rondônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS