Municípios de RO aderem campanha de combate à Hanseníase a partir desta segunda-feira (25)

Municípios de RO aderem campanha de combate à Hanseníase a partir desta segunda-feira (25)

Municípios de RO aderem campanha de combate à Hanseníase a partir desta segunda-feira (25)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Começa na próxima segunda-feira (25) em treze municípios do Estado, incluindo a Capital, a Campanha Estadual de Combate à Hanseníase que tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se conhecer os sinais e sintomas, bem como a buscar a cura para a doença.
 
Nos últimos dez dias, os profissionais que atuam na área de Hanseníase em Rondônia contaram com a colaboração de toda a imprensa para massificar a divulgação da campanha. A partir de segunda-feira iniciam-se uma série de atividades nas unidades de saúde de vários municípios do Estado, incluindo palestras de orientação e distribuição de material informativo.
 
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, mas as ações estão sendo realizadas desde o início do mês. A Coordenação Estadual de Combate à Hanseníase trabalha em conjunto com a Gerência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (GTVAE), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
 
Os serviços de saúde, de acordo com a chefe do Núcleo de Hanseníase da Agência Estadual de Saúde (Agevisa), Wandicliuce Melo Pinheiro, precisam estar preparados para diagnosticar e tratar precocemente a doença, para se bloquear sua transmissão, reduzir as incapacidades físicas e para acabar com o medo e o preconceito que causam a discriminação e os danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade.
 
Números da doença são altos em Rondônia
 
O Estado de Rondônia registrou 1050 novos casos em 2008 em adultos e 83 casos em crianças menores de 15 anos, números que representam 40% dos casos na Amazônia Legal. Para a coordenadora, a Hanseníase em crianças é um indicador de importância epidemiológica, porque mede a magnitude da doença e indica a transmissão recente por fontes próximas. 
 
A Hanseníase tem cura, porém, muitas vezes, as pessoas nem sabem que são portadoras da doença que se manifesta em forma de manchas na pele. Ela atinge crianças, homens e mulheres de qualquer idade e é transmitida de uma pessoa para outra através da respiração, desde que o contato entre as pessoas seja prolongado.
 
O tratamento para a Hanseníase é gratuito e os serviços são desenvolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelas Equipes de Saúde da Família, que realizam diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.
 
Atividades nas unidades de saúde
 
Entre as atividades da campanha, haverá a distribuição de material educativo em todas as regionais de saúde e de alertas através de emissoras de rádio. Na Policlínica Oswaldo Cruz serão feitas palestras de sensibilização para funcionários da empresa Camargo Correia, que emprega os trabalhadores das usinas hidrelétricas, bem como a distribuição de folderes e de cartazes, além de agendamento para consulta dos casos suspeitos.
 
Na Capital serão feitos ainda reuniões de sensibilização com Agentes Comunitários de Saúde, médicos e enfermeiros de todas as unidades básicas; treinamento em serviço para avaliação de grau no diagnóstico, além de palestras nas comunidades. As ações de conscientização, distribuição de material informativo, divulgação com cartazes em comércios, rodoviárias e outros espaços públicos, além de reuniões com profissionais de saúde em todos os municípios que estão realizando a campanha.
 
 
Diagnóstico e Cura
 
Para diagnosticar e tratar os casos esperados, a Coordenação Estadual de Combate à Hanseníase pactuou com os municípios no ano passado a necessidade de se atingir indicadores de, pelo menos, 90% de cura, realizar exames de contato nos domicílios e avaliar o grau de incapacidade física em 95% dos casos. Para atingir esses resultados são necessárias estratégias como a descentralização das ações, o aumento à conscientização, o preparo técnico de profissionais para confirmação de diagnósticos e o fortalecimento de parcerias para intensificar o compromisso com a eliminação da doença.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS