Ministério Público coíbe trabalho infantil nas ruas de Rolim de Moura

Ministério Público coíbe trabalho infantil nas ruas de Rolim de Moura

Ministério Público coíbe trabalho infantil nas ruas de Rolim de Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da comarca de Rolim de Moura, por meio do Promotor de Justiça Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior, realizou operação conjunta com o Conselho Tutelar e Polícias Civil e Militar para coibir a presença de crianças e adolescentes na região central da cidade de Rolim de Moura, os quais “trabalhavam” guardando e cobrindo veículos com papelão, pedindo dinheiro e às vezes danificando os veículos em caso de negativa dos proprietários.
 
Na última quarta-feira (20/01), todas as crianças e adolescentes (cinco ao todo) que se encontravam em tal situação foram abordadas por policiais e conselheiros tutelares, levadas até seus pais ou responsáveis, e em seguida conduzidas até a sede da Promotoria de Justiça da comarca de Rolim de Moura, onde receberam orientações e advertências sobre os diversos riscos à integridade física, psicológica e moral dos menores, bem como sobre os reflexos cíveis, criminais e infracionais da conduta.
Durante os trabalhos verificou-se que nenhuma das crianças e adolescentes abordados passava privações materiais em seus lares, estando na atividade apenas por desinformação quanto a sua nocividade e por omissão de suas famílias. O grupo recolhido e seus responsáveis comprometeram-se a cessar imediatamente a “atividade”.
 
O Promotor de Justiça informou que o Ministério Público continuará fazendo incursões semelhantes até fazer cessar a prática, responsabilizando os envolvidos no caso de reincidência, e acompanhará as famílias das crianças e adolescentes envolvidos viabilizando matrícula e acompanhamento escolar, atendimento no serviço de saúde, se necessário, inclusão em programas sociais, acompanhamento social, entre outros.
Ele ressaltou a importância desse trabalho ter sido iniciado enquanto o problema é “embrionário”, para que não venha a tomar proporções maiores, expondo a risco social as crianças e adolescentes e ferindo o direito da população de livremente utilizar os estacionamentos e espaços públicos.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS