Pelo banheiro se conhece o chefe da casa - Por Marlon Donadon

Pelo banheiro se conhece o chefe da casa - Por Marlon Donadon

Pelo banheiro se conhece o chefe da casa - Por Marlon Donadon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“As sociedades humanas se consolidaram com a construção das cidades. Centros de poder, de atividades econômicas, de convivência e de lazer, elas multiplicaram as potencialidades dos seres humanos. Mas a grande concentração de pessoas também trouxe dificuldades, tanto para alimentá-las de todos os bens e serviços necessários como para dar conta da geração, em grande volume dos resíduos decorrentes de suas atividades coletivas e necessidades fisiológicas. Para solucionar um desses problemas foram criados, na Roma antiga, os primeiros sanitários públicos conhecidos. No século III d.C. Os romanos podiam escolher entre 144 instalações sanitárias públicas. Ainda hoje o refinado sistema de Roma causa admiração a todos.
 
Em Vilhena existe uma carência muito grande desses equipamentos em áreas destinadas ao uso comum da população, não há banheiros em quase nenhum dos espaços de uso público que atendam as pessoas que tem uma necessidade maior de ir ao banheiro, como grávidas, bebês de colo, crianças, idosos, deficientes físicos ou qualquer pessoa que esteja circulando pela cidade. Se você por ventura trabalha varrendo rua, quer fazer um passeio em nossos locais públicos ou simplesmente for pego de surpresa por uma urgência fisiológica e precisar de um banheiro, não se esqueça de sair de casa com um fraldão por baixo da calça. Sim, pois algumas pessoas querem destruir ou depreciar o único banheiro público da cidade, que além de funcional tem uma arquitetura moderna que confirma Vilhena na vanguarda do desenvolvimento e preocupação com o meio ambiente.
 
É importante lembrar que a Praça do Shopping por ter uma estrutura ampla, bem localizada, adequada, incluindo banheiro público, tem sido frequentemente usada para realização de diversos eventos culturais e esportivos com grande concentração de pessoas, sendo alguns desses eventos organizados pela própria Prefeitura e até pelo Governo do Estado.
           
É dever da Administração Pública Municipal zelar, disponibilizar melhores condições para a população em todos os níveis existentes. Por algum motivo está havendo também um descaso ou depreciação para com esse importante patrimônio público, pois o projeto original não foi respeitado em várias áreas essenciais, o que resultou um problema na estrutura do teto que deveria ser de material leve e transparente para receber luz solar, trazendo mais conforto e economizando energia durante o dia. Nem sequer uma pintura decente foi feita. A prefeitura possui vários mecanismos para economizar e custear a manutenção do banheiro público, como por exemplo, a exploração de publicidade nas áreas internas e externas, a instalação de uma porta e limitação no horário de funcionamento economizaria zeladores, concessão para alguma entidade carente para exploração, etc. São algumas idéias.

 

Embora possa parecer um tema de menor importância, numa cidade com tantos problemas urbanos, a instalação de banheiros públicos que deveriam ser mantidos funcionando na mais perfeita higiene, como acontece em outras cidades e várias capitais do Brasil e do mundo, é efetivamente uma necessidade. Não quis fazer uma obra como outros banheiros de uso público por aí. Na maior parte das vezes, eles são iguais a todos os banheiros públicos: Muito nojentos, feios, totalmente desprovidos de qualquer conforto e higiene. Vilhena possui o título: “Portal da Amazônia”, “povo educado e zeloso” e a nossa população sempre merecerá o que há de melhor.

Veja Foto :

                                 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS