Atendendo ao chamado do Ministério Público de Rondônia, a Secretária Municipal de Saúde de Monte Negro, Marilene Balbino da Silva, prestou informações nessa terça-feira (12/01) sobre o atendimento que vem sendo oferecido no município. Abordando problemas identificados pelo MP, durante diligência realizada na unidade de saúde de Monte Negro, em novembro do ano passado, a Secretária garantiu que o município vai tomar providências contratação de médicos, realizando processo simplificado, com o compromisso de promover concurso público em 180 dias.
A medida, segundo Marilene Balbino, foi uma recomendação do Tribunal de Contas. Ela assegurou à Promotora de Justiça Maria Rafaela de Castro que adotará a orientação imediatamente, já realizando convites e contatos em diversos órgãos oficiais de divulgação em todo o país, no sentido de atrair a classe médica para o município.
A Secretária de Saúde alega que a dificuldade de contratação de médicos para o município está na oferta dos salários. No último concurso, segundo ela, nenhum aprovado assumiu a vaga. A limitação de salários dos médicos, explica Marilene, obedece ao teto remuneratório do Chefe do Executivo, conforme Constituição Federal.
Dengue - Diante de recomendação do Centro de Apoio Operacional Cível do Ministério Público de Rondônia (CAO-Cível) e da epidemia de dengue no Estado de Rondônia, a Promotora de Justiça de Ariquemes instaurou procedimento para atuar junto às autoridades de saúde dos municípios de Ariquemes, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo, Cujubim, Alto Paraíso, no sentido de combater a epidemia. Trata-se de cautela com a saúde pública atinente às atribuições da Promotoria da Saúde.