A elevação do nível do rio Machado, que passa pelos municípios de Pimenta Bueno, Cacoal e Ji-Paraná, localizados no centro leste de Rondônia, deixa autoridades e a população em alerta. Segundo dados da estação telemétrica da Agência Nacional de Águas (Ana), nesta terça-feira (12), o rio atingiu 6 metros em Pimenta Bueno, quando a cota de permanência é de 5,35 metros.
"Esta é a primeira vez, desde março de 2009, que o Machado atinge um nível tão elevado já alagando propriedades rurais na divisa de Pimenta Bueno com Cacoal", afirma o meteorologista Daniel Panobianco. Em Ji-Paraná, o nível do rio também está elevado, com a marcação de 9,18 m. As áreas ribeirinhas começam a ser alagadas quando o nível chega a 9,78 metros.
"Com a previsão de mais chuva para os próximos dias no sul e no centro-sul do Estado, a situação de elevação do rio deve agravar-se", diz o meteorologista.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fica encoberto no sudeste de Rondônia nesta quarta-feira, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia. A temperatura permanece estável, com máxima de 28°C e mínima de 21°C.