SAÚDE PÚBLICA – Deputado consegue sancionar Lei que institui campanha permanente contra hepatites

SAÚDE PÚBLICA – Deputado consegue sancionar Lei que institui campanha permanente contra hepatites

SAÚDE PÚBLICA – Deputado consegue sancionar Lei que institui campanha permanente contra hepatites

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Chamar a atenção para uma doença silenciosa que, se não descoberta a tempo, pode ter consequências muito sérias. Esse é o objetivo da Lei 2219/2009 de autoria do deputado estadual Wilber Coimbra (PSB), que torna permanente a "Campanha de Esclarecimento e Prevenção do Contágio de Hepatite dos Tipos B e C”, em Rondônia. A Lei que entrou em vigor no final de dezembro de 2009, determina a orientação dos profissionais de beleza e congêneres, quanto à prevenção da hepatite no ambiente de trabalho.
 
A campanha tem por finalidade orientar cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos, manicures e demais profissionais na área de estética quanto aos riscos de contágio, identificação de eventuais sintomas, exames periódicos para o seu diagnóstico, técnicas de esterilização de materiais, procedimentos de higiene pessoal e do ambiente de trabalho. “A prevenção da doença é sempre o melhor e mais eficaz meio de evitar sua propagação. Assim, o foco desta campanha é abordar junto a estes profissionais os riscos de contágio da hepatite e os meios de prevenção que devem adotar para sua segurança”, afirma Wilber.
 
Para atingir o objetivo do programa serão produzidos cartilhas, folhetos, cartazes e informes publicitários nos veículos de comunicação impressos. A Agevisa (Agência Estadual de Vigilância em Saúde) fica responsável por fazer a distribuição do material para os municípios. Segundo a Agência, o trabalho constante consiste em alertar sobre a disponibilidade da vacina contra hepatite B, para essa categoria profissional gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), informações sobre a doença e como tratar. Já no caso da hepatite C como não há vacina os técnicos as vigilância só podem esclarecer como identificar os sintomas da doença.
A hepatite é uma doença inflamatória do fígado que compromete suas funções podendo ser aguda ou crônica e pode levar a óbito. De acordo com as últimas estatísticas do Ministério da Saúde, de 2000 a 2007 foram confirmados 73 óbitos de hepatite B em Rondônia. Já para a hepatite C os últimos relatórios do mesmo período mostram que foram confirmados 34 óbitos.
 
Profissionais apóiam campanha de prevenção a hepatite
 
Os profissionais que atuam nos salões de beleza de Porto Velho comemoraram aprovação da Lei. Segundo a administradora de um salão da Capital, Eliana Dias, a conscientização e informação é a melhor maneira de combate a hepatite. A administradora alertou que as informações de prevenção ao contágio de hepatite nos estúdios de beleza ainda são uma barreira a ser vencida. “Ainda há profissionais no mercado que desconhecem os métodos preventivos, portanto há necessidade de uma divulgação mais ampla. A Lei é um ganho para os profissionais que atuam na área”, falou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS