Chuvas e alagações continuam. Até a chefe de gabinete do prefeito está no CE
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Chuva, muita chuva
Neste domingo e segunda-feira choveu muito, mas muito mesmo. Esse inverno está causando uma série de transtornos à população da Capital e servindo para comprovar o que dissemos durante todo o ano passado: as obras da prefeitura são mal feitas. O trecho recém-aberto da Avenida Pinheiro Machado, por exemplo, entre a rua Nicarágua e Rio Madeira, alaga demais. A obra é nova, menos de seis meses. Será que os engenheiros não perceberam aquele desnível imenso? O mesmo trecho havia sido bloqueado no fim de dezembro último por moradores devido ao grande número de acidentes.
Também no CE
Recebi a informação neste fim de semana que além do prefeito e do presidente da Câmara, a chefe de gabinete Mirian Saldaña também está em Fortaleza (CE) passando o mês de janeiro. Enquanto isso, a população se afoga nas alagações e quem escapa do alagado, pega dengue. É a cidade sem comando. De acordo com Rondineli Gonzalez (www.blogdogonzalez.com), quem está administrando a cidade é a bailarina da praça.
Transposição
Atendendo a convite do presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia (Aspra), Carlos Alberto dos Santos, mais de 100 pessoas estiveram reunidas no último domingo (10) e buscaram informações com Expedito Júnior (PSDB) sobre a Emenda Constitucional 60 (PEC 483), que trata da transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia. A reunião, que aconteceu na sede campestre da Aspra, em Porto Velho, abordou também a PEC 300, que vai padronizar os salários dos policiais e bombeiros militares de todo país.
Esperneando
Alguns leitores andaram reclamando da nota sobre o sumiço dos policiais do batalhão de trânsito no dia do apagão. Sobre esse assunto quero dizer o seguinte: polícia tem que dar exemplo. Se o prefeito é incompetente e ainda não fez um convênio com a PM, isso não é motivo para não agir em caso de emergência, como foi aquela situação. É a mesma coisa de um cidadão ver um assalto e não chamar a polícia, está sendo omisso. No dia do apagão, dezenas de cruzamentos ficaram perigosos em função da falta de energia e os responsáveis pelo batalhão deveriam ter colocado policiais nestes pontos. A PRF também deveria ter agido da mesma forma na Avenida Jorge Teixeira, mas não o fez. E não adianta me ofender. A ofensa é o argumento dos incompetentes, assim como a violência é o diálogo dos fracos. Era isso que eu tinha a falar sobre esse assunto.
Outra
Porto Velho deveria voltar com os radares eletrônicos. Eles comprovadamente reduzem os índices de acidente de trânsito. Só quem gosta de correr nas ruas da cidade ou cometer imprudência é que não quer a instalação desses dispositivos. Durante o período em que funcionaram, os acidentes em diversos pontos foram reduzidos, assim como a velocidade imprudente de alguns motoristas. Já que a prefeitura não contrata agentes de trânsito, nem faz convênio com a Policia Militar, poderia pelo menos implantar os chamados “pardais”. Essa seria uma medida eficaz.
Falando nisso
No programa Fantástico exibido pela Rede Globo no domingo (10), apresentaram uma reportagem muito boa sobre as principais causas de acidente de trânsito no Brasil. Quem não viu, pode assistir CLICANDO AQUI
Informação
Este é um ano de eleições para presidente, senador, governador, deputado federal e estadual. Atualmente existem diversas ferramentas de infirmação disponíveis na internet para que você possa estar sabendo um pouco mais sobre seu candidato. Quem vai filtrar os políticos é você, através de seu voto. Já que a tal lei que impede políticos com ficha suja possam se candidatar não foi aprovada (e dificilmente será), pesquise na internet sobre o passado de seu candidato. Navegue pelos sites dos tribunais de Contas, de Justiça, do STJ e STF, veja a quais ações ele responde. É dessa forma que iremos expurgar da vida pública os corruptos.
Transparência
O site Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/) apresenta a ficha de candidatos do País inteiro. Navegue por lá também.
Se a vida começasse agora...
Há exatos 25 anos acontecia no Rio de Janeiro o maior festival de música da América do Sul, o Rock In Rio Festival, que trouxe os maiores nomes do rock mundial e nacional para o festival que durou dez dias e reuniu mais de 1,3 milhão de pessoas no período.
Esquizofrenia
Apreciadores de gatos tomem nota: um parasita que se esconde nas fezes de gatos pode estar ligado à esquizofrenia. Estima- -se que o Toxoplasma gondii infecta cerca de 30% da população. Ainda que ele possa desencadear abortos, na maioria das pessoas acredita-se que ele cause pouco mais que dor de cabeça e garganta inflamada. Ao longo dos últimos anos, no entanto, surgiram evidências de que esse parasita pode ter efeitos bastante sinistros em nosso comportamento. Algumas pessoas infectadas têm sintomas como alucinações e uma forte tendência a correr riscos. Em uma análise de 42 estudos publicada em 2007, o psiquiatra Fuller Torrey, do Instituto de Pesquisa Médica Stanley, em Chevy Chase, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas com esquizofrenia tinham uma probabilidade quase três vezes mais elevada de ter anticorpos para toxoplasma do que as que não tinham a doença.
Mais essa
Infecções intestinais nunca são agradáveis, mas para algumas pessoas elas podem desencadear uma coisa pior que diarreia e vômito: diabetes. Quem sofre de diabetes não consegue regular de forma eficiente seus níveis de açúcar no sangue por meio do hormônio insulina. Ele é produzido por células beta no pâncreas. O diabetes tipo 1, que normalmente começa na infância, é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca as células beta do próprio corpo. Mas o que dá início a isso? No caso de diabetes tipo 1, a suspeita recai há muito tempo sobre um grupo de enterovírus chamado coxsackievírus B (CVB). Uma das razões da desconfiança é o fato de que algumas vezes surtos foram seguidos de aumento dos casos de diabetes. Outra observação é que diabéticos diagnosticados há pouco tempo têm maior probabilidade de ter anticorpos contra o vírus. As informações sobre a esquizofrenia e diabetes são da revista Época.
Outra de saúde
Parar de fumar melhora o placar contra muitas doenças, especialmente males como infarto, derrame, problemas respiratórios e alguns tumores. Mas o que os médicos não sabiam é que o abandono do vício eleva, a curto prazo, o risco de ter diabetes tipo 2. Foi o que revelou um trabalho recém-divulgado por cientistas de duas universidades americanas, Johns Hopkins e North Carolina, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Após observar 10,8 mil pessoas por 17 anos, os especialistas concluíram que aquelas que deixam de fumar têm até 70% mais chance de desenvolver a doença do que as que nunca fumaram. É um risco que se mantém alto nos três primeiros anos de suspensão do cigarro. Depois, cai gradualmente até que, em dez anos, volta a ser igual aos riscos da população não fumante. Os especialistas relacionam o aumento da vulnerabilidade à diabetes dos ex-fumantes à quantidade de cigarros consumidos durante os anos de tabagismo e ao ganho de peso após a interrupção desse hábito. “Identificamos que as pessoas que fumavam mais de 20 cigarros por dia e aquelas que ganharam mais peso depois de parar tiveram maior risco de manifestar a doença”, afirmou a médica Hsin-Chieh Yeh, da Universidade Johns Hopkins. O levantamento mostrou que apresentaram tendência acentuada à diabetes os voluntários que ganharam em média quatro quilos e quatro centímetros de circunferência abdominal nos três anos seguintes ao abandono do vício. Via Istoé.
Para descontrair
Essa recebi por e-mail e não tinha como não publicar: Um engenheiro caminhava por uma estrada, quando percebe um balão voando baixo. O balonista lhe acena desesperadamente, consegue fazer o balão baixar ao máximo possível e grita:
- Pode me ajudar? Prometi a um amigo que me encontraria com ele às duas
horas da tarde, mas já são quatro horas e nem sei onde estou. Poderia me
dizer onde me encontro? O homem da estrada responde: - Sim! Você se encontra flutuando a uns cinco metros acima da estrada, e está a 33 graus de latitude sul e 51 graus de longitude oeste.
O balonista escuta e pergunta, com sorriso irônico:
- Você é engenheiro?
- Sim, senhor! Como descobriu?
- Simples! O que você me disse está tecnicamente correto, porém sua
informação me é inútil e continuo perdido! Será que consegue uma resposta
mais satisfatória?
O engenheiro raciocina por segundos e depois afirma ao balonista:
- E você é petista!
- Sim, sou filiado ao PT! Como descobriu?
- Fácil! Veja só; você subiu, sem ter a mínima noção de orientação! Não
sabe o que fazer, onde está e tampouco para onde ir! Fez promessa e não tem
a menor idéia de como conseguirá cumpri-la! Espera que outra pessoa resolva
o seu problema, continua perdido e acha que a culpa do seu problema passou a
ser minha! É petista nato !!!
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa, que retorna em fevereiro com entrevistas inéditas.
De férias
O programa Painel Político entrou de férias e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.
Novidades
E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!