Operação conjunta da Defesa Civil, Semas e Semfaz notifica moradores das áreas de risco na Capital

Operação conjunta da Defesa Civil, Semas e Semfaz notifica moradores das áreas de risco na Capital

Operação conjunta da Defesa Civil, Semas e Semfaz notifica moradores das áreas de risco na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma operação conjunta da Defesa Civil do município, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social( Semas), da Fazenda ( Semfaz) e da equipe de fiscalização da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) levou dezenas de técnicos e engenheiros à vários bairros da capital, na manhã desta terça feira,06. A equipe foi notificar os moradores das casas que correm risco de desabamento, conforme os laudos dos engenheiros.
 
A inspeção dos imóveis foi feita na segunda feira,05, quando os engenheiros analisaram minuciosamente cada casa  que oferecia risco às famílias, por estarem construídas em locais perigosos principalmente em época de chuvas fortes, como as que tem ocorrido na capital nos últimos dias. No bairro Nacional, dezenas de casas foram construídas em cima do igarapé dos Milagres, uma área de preservação, mais conhecida como o Canal do Belmont. Nesta área, a prefeitura notificou 11 moradores. “Junto com as notificações, os moradores fazem um cadastramento no qual a prefeitura toma conhecimento da situação daquela família e das necessidades que as pessoas possam vir a ter, caso desocupem o imóvel em área de risco, neste caso a prefeitura dará todo o apoio necessário para transportar os móveis ou pagar um auxilio aluguel, se for o caso” alerta Paulo Afonso, um dos técnicos da Defesa Civil do município.  
 
De acordo com o laudo técnico do engenheiro Paulo Alves de Souza, da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempre), algumas casas foram em cima da  galeria composta por bueiro duplo celular de concreto que dá vazão as águas do igarapé dos Milagres. O relatório sugere que “seja determinada a desocupação imediata de onze moradias localizadas em cima da galeria e das laterais do igarapé acima referenciado, margeando a estrada do Belmont. São cinco casas no sentido centro-bairro e seis do outro lado da rua, no mesmo sentido”. Um dos motivos alegados pelos engenheiros é que a galeria apresenta apresenta uma fissura situada fora do eixo da pista de rolamento.
 
PREVENINDO
 
 
As chuvas que ocorreram no último dia 31 de dezembro, em grande quantidade em quase todo o País, castigaram muito a capital do estado também. Na oportunidade, o prefeito Roberto Sobrinho acompanhou durante todo o dia, as ações da defesa civil que se fez presente em vários bairros onde muitas casas ficaram alagadas devido ao grande volume de chuvas naquele dia.
 
Dando continuidade ao plano estratégico de ações de enfrentamento aos problemas causados pelas chuvas, a prefeitura de Porto Velho reuniu vários técnicos representantes do gabinete do prefeito, da Defesa Civil, das secretárias municipais da Fazenda, de Serviços Básicos, de Assistência Social, de Educação e outras para avaliarem algumas medidas e ações preventivas para evitar que surjam novas vítimas de possíveis enchentes provocadas por chuvas repentinas, como as que tem acontecido nos últimos dias. Depois do Bairro Nacional, a mesma operação também foi levada aos bairros Triângulo, Baixa da União e área atrás da Uniron.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS