Acabam de chegar a Porto Velho os equipamentos das academias para pessoas idosas que o Governo do Estado vai implantar nos 52 municípios de Rondônia, a partir do próximo mês.
Os aparelhos, que vieram de Maringá, no Paraná, em sete carretas, estão armazenados no pátio do Comando Geral da Polícia Militar na capital. Essas academias serão instaladas em logradouros públicos ao ar livre, a exemplo de praças.
Conforme Tânia Pires, secretária de Assistência Social do Estado (Seas), pasta responsável pela gestão de políticas públicas para a pessoa idosa, a ideia é levar os benefícios da atividade física ao maior número de usuários. “Já visitamos vários municípios que vão receber esse investimento”, afirmou a titular da Seas, que juntamente com a primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, conheceu “in loco” os equipamentos, os quais começam a ser transportados para o interior do Estado no final do mês.
Agenor Fernandes de Souza, profissional de Educação Física, que atua na Seas como coordenador de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, afirma que as prefeituras municipais vão disponibilizar dois profissionais, um da área de educação física e o outro da saúde, para acompanhar o desempenho dos idosos atendidos. “É um trabalho em parceria”, resumiu ele.
De acordo com Ivone Cassol, que coordena ações na área social do Estado, a cada dois meses os municípios vão encaminhar para a Seas um relatório com os dados das pessoas que estão sendo beneficiadas. “A meta é levar qualidade de vida para a população rondoniense”, declarou a primeira-dama.
Com essas informações, o Governo do Estado vai dispor de um banco de dados sobre esse grupo social. “Essas academias estão registrando resultados positivos nas cidades, onde foram instaladas”, declarou Tânia Pires, que acumula o cargo de presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa.