Melhoria na atuação dos Tribunais de Contas é destaque da Carta de Porto Velho

Melhoria na atuação dos Tribunais de Contas é destaque da Carta de Porto Velho

Melhoria na atuação dos Tribunais de Contas é destaque da Carta de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante o XIX Congresso Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em Porto Velho, entre os dias 21 e 24 de outubro, os representantes de entidades dos servidores dos Tribunais de Contas do Brasil, por meio da Fenastc, elaboraram a Carta Política de Porto Velho, na qual constam decisões de apoio e engajamento para melhorar a atuação das Cortes de Contas.
 
Como exemplo foi citada a decisão de participação ativa da Fenastc e dos membros das entidades representativas dos servidores públicos de contas nos projetos e programas de modernização e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas, em especial o Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).
 
Ainda de acordo com a Carta de Porto Velho, pretende-se consolidar parcerias efetivas entre os órgãos representativos dos servidores dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, em todos os níveis, com entidades e organizações que representam a sociedade, a fim da efetivação de ações voltadas à recomposição dos cofres públicos no caso de ocorrência de danos causados por gestores ou responsáveis por bens, dinheiros e valores públicos.
 
A Carta de Porto Velho contempla ainda dez ações ou iniciativas que buscam, principalmente, consolidar as premissas do tema do XIX Congresso, que foi “Construindo a visão de futuro do sistema de controle brasileiro”.
 
Realizado em parceria da Fenastc com a Associação dos Profissionais de Auditoria e Controle Externo (APCE) do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o XIX Congresso contou com palestras sobre temas como sistema de controle externo e sindicalismo no setor público.
 
Com 17 anos de existência, a Fenastc está presente em 18 estados do Brasil, congregando 26 entidades, entre associações e sindicatos de servidores de Tribunais de Contas. No total, são 70 mil funcionários públicos filiados, entre ativos e inativos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS