Prefeitura induz Ministério Público a erro grosseiro. Acharam o Roberto em Copenhagem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Passo a passo
Como Porto Velho têm recebido dinheiro de todos os lados, é necessário gastar, do contrário, os recursos voltam. Para tentar alavancar a candidatura petista em 2010, rumo ao governo, a administração Roberto Sobrinho vem gastando muito com publicidade. Apesar do prefeito não ter sido escolhido como candidato, é preciso ajudar a eleger Valverde, uma vez que todos são companheiros. Para resolver essa questão a prefeitura tem a chamada Coordenadoria de Comunicação, chefiada atualmente por Nara Vargas.
Queimando dinheiro
Pois bem. A coordenadoria tem uma comissão que, em tese, deveria analisar as campanhas de publicidade encaminhadas pela Agência Norte, responsável pela conta da prefeitura, depois disso, autorizar ou não a veiculação. Essa tramitação é obrigatória, pois faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), feito entre a prefeitura e o Ministério Público. Mas não é assim que funciona. A agência faz a campanha, manda para os veículos e depois encaminha as notas para a tal comissão, que atualmente é composta por Nara Vargas (chefe) e outros dois servidores, para que a mesma autorize os pagamentos.
Só assina
A comissão na verdade só tem servido para assinar as notas e nada mais. O pior é que eles assinam no escuro, sem saber para que ou para quem estão pagando. E eles se amparam no TAC como garantia de que não responderão judicialmente por isso. Só que a prefeitura está enganando o Ministério Público de Rondônia.
Pesquisa
A prefeitura e a Agência Norte encaminharam para o Ministério Público uma pesquisa fajuta, feita por uma empresa obscura que indicaria os índices de audiência de sites, jornais, rádios e TVs. A coisa é tão absurda que não é revelado quais os critérios adotados por essa empresa para fazer essa medição. Outra coisa que chama a atenção é que os “fornecedores”, ou seja, os veículos de comunicação são sempre os mesmos, variando apenas os valores e isso fere o princípio da impessoalidade do serviço público.
Como funciona
O Governo do Estado e a Assembléia Legislativa, por exemplo, que já se viram às voltas com Ministério Público, Tribunal de Contas e outros órgãos de controle, adotaram ferramentas extremamente confiáveis no que diz respeito a audiência de sites, tais como o Google Analytcs ou mesmo o Webtrends, que monitora sites hospedados na Locaweb. O Webtrends é a única ferramenta de audiência aceita pelo Instituto Verificador de Circulação – IVC – por exemplo. Mas a prefeitura de Porto Velho ignorou esses conceituados mecanismos e induziu o Ministério Público ao erro. O MP precisa urgentemente realizar uma auditoria nas contas da Agência Norte e rever cada uma dessas notas.
Outra
A prefeitura não precisaria gastar tanto com publicidade se fizesse comerciais com o tempo normal de exibição, que é de 30 segundos. Qualquer publicitário de fundo de quintal sabe que mais que isso fica cansativo e mesmo os grandes anunciantes do mercado mundial, como a Coca-Cola, usa no máximo 1 minuto. A prefeitura beira o absurdo de produzir peças com 3 minutos, o que é um curta-metragem. Isso é propaganda eleitoral antecipada. Os publicitários da Agência Norte devem ter feito curso em Hollywood.
Diferença
Nem o Supermercado Irmãos Gonçalves, que é um dos maiores clientes das emissoras de TV gasta tanto quanto a prefeitura. E olha que eles trocam os comerciais diariamente. Ao “comprar” 3 minutos no horário nobre, não quer dizer que você vai pagar 180 segundos. Você está comprando quase um bloco inteiro de comerciais, que tem em média 5 minutos, portanto, fica bem mais caro. A prefeitura está atropelando o bom sendo com suas publicidades de gosto duvidoso, que tenta vender a administração como a melhor do mundo. Alguém precisa parar essa bandalheira, que pretende gastar ainda mais R$ 1 milhão neste fim de ano.
Enquanto isso
Os servidores da prefeitura que trabalham no gabinete sofrem com goteiras nas salas, equipamentos velhos, computadores que funcionam praticamente a manivela e o pior, ainda fazem o trabalho que a Agência Norte é paga para fazer, como pesquisa e textos para os VTs.
Acharam o Wally
Após muitas pesquisas, um leitor da coluna conseguiu encontrar uma citação ao prefeito Roberto Sobrinho que está “participando(?)” da conferência em Copenhagem, na Dinamarca. Veja o que falaram dele em Portugal, “Entre delegações o Brasil não aceita posição inferior e traz 'metade' do país a copenhaga - por JOÃO CÉU E SILVA -
"Em Copenhaga já está grande parte dos delegados brasileiros, entre os quais o autarca de Porto Velho, Roberto Sobrinho, uma localidade localizada no estado de Manaus - o da floresta amazónica - que garante que entrará para o livro de recordes Guinness por ter plantado cinco milhões de árvores no seu mandato. Algo que, decerto, faltará na cidade do Rio de Janeiro onde, para usar uma imagem bem conhecida dos portugueses, se pode ver que a ecologia até há bem pouco tempo interessava ao Brasil desenvolvimentista que agora se apresenta na COP15 como ambientalista.”
Portanto
Vamos dar o devido desconto ao João Céu e Silva pela confusão de Rondônia com Amazonas e vamos nos ater a referência dele ao prefeito, “plantado cinco milhões de árvores no seu mandato”? E o que é pior, Roberto deu essa declaração em Copenhagem? Tô com vergonha pela pessoa. Obrigado ao leitor que conseguiu encontrar essa pérola e lembrou que Roberto é um “mentiroso internacional” porque disse que plantou 5 milhões de árvores. Quem quiser pode conferir “in loco” (http://forum.trasosmontes.com/viewtopic.php?f=10&p=16617).
Rebatendo
O vereador Cláudio Carvalho (PT) disse que não conhece o deputado Tiziu Jidalias. Disse ainda que o deputado não conhece as ruas de Porto Velho porque “vive passeando de jatinho particular com o governador Ivo Cassol”. A entrevista completa com o vereador e outras acusações contra o deputado estadual você poderá conferir nesta sexta-feira (11) no programa Painel Político, que vai ao ar a partir de meio-dia e meia no canal 38- Rede Brasil Rondônia. Carvalho disse ainda que vai votar contra os mototaxistas. Não perca.
Na telinha
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30mine aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!