Uma das maneiras mais eficazes para combater o aquecimento global seria a de reduzir o desmatamento em todo o mundo. O Google está ajudando hoje em frente ao monitoramento através da combinação de imagens de satélite do Google Earth com a análise computacional pesado na nuvem. Estudando imagens de satélite pode identificar onde o desmatamento está ocorrendo, mas uma análise séria requer muito poder computacional para comparar as imagens ao longo do tempo e localizar a atividade de desmatamento ilegal antes que seja demasiado tarde para fazer qualquer coisa sobre ele.
A imagem abaixo, por exemplo, mostra desmatamento em Rondônia, Brasil nas últimas duas décadas, com a atividade recente em vermelho. As manchas vermelhas na imagem abaixo mostra os pontos de desmatamento quente nos últimos 30 dias. O Google está trabalhando em colaboração com cientistas que criaram software para analisar a atividade de desmatamento como pode ser visto através de imagens de satélite. Mas os computadores desktop estes cientistas costumam usar pode levar dias para executar cada análise. Ao mover os computadores que a mais poderosa na nuvem, o Google pode reduzir esse tempo para segundos, enquanto disponibilizando igualmente literalmente petabytes de dados de imagens de satélite primas.
Enquanto protótipo deste serviço não está disponível ao público, no entanto, o Google planeja dar aos cientistas o acesso a ele em uma organização sem fins lucrativos. Google irá gerar boa vontade do esforço, porém, o mais importante é um grande exemplo de marketing que mostra o poder da computação em nuvem. É um ponto de prova para um futuro Google quer ver acontecer.