O Conselho da Comunidade na Execução Penal de Porto Velho entregou esta semana ao Batalhão de Polícia Ambiental quatro telas de LCD de 42, e quatro Notebooks a serem utilizados como ferramenta didático-pedagógica no Centro Temático de Educação Ambiental, projeto de Educação Ambiental desenvolvido há oito anos pelo BPA.
A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Batalhão Ambiental, em Candeias do Jamari e contou com a participação do juiz de Direito Sérgio Willian, Maria Inês, presidente do Conselho da Comunidade, responsáveis pela doação dos equipamentos. Participaram também integrantes do Curso de Piloto de Embarcação Oficial que está sendo ministrado pela Marinha no auditório do BPA.
Para o juiz Sérgio Willians o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Batalhão reveste-se de grande importância para a formação da consciência ambiental da comunidade estudantil de Rondônia.
Segundo o comandante do Batalhão Ambiental, tenente coronel PM Vilson de Salles Machado, o projeto Educacional da Policia Ambiental, visa desenvolver ações de Educação Ambiental integradas com as atividades de fiscalização e policiamento ambiental, junto a classe estudantil e associações comunitárias, como estratégia de preservação do meio ambiente.
“O que queremos é tirar a conotatividade de sermos um órgão que é única e exclusivamente repressor, agindo de forma preventiva através da Educação Ambiental, contribuindo para a formação da cidadania ambiental em nosso Estado”. Explica o comandante do Batalhão Ambiental.
Disse ainda o comandante do BPA, que este ano participaram das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Batalhão, mais de 16 mil pessoas, sendo mais de 4 mil) apenas no CETEA.
“Essa doação realizada pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal é de extrema importância para nossas atividades educacionais que agora serão realizadas através de Kits multimídia, ligados ao tema de cada sala do CETEA: Recursos Hídricos, Biodiversidade, Poluição e Cidadania Ambiental, o que certamente elevará a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no Centro Temático, disse o tenente coronel PM Vilson de Sales.
Agradecimentos
O Batalhão em contrapartida ofereceu quadros de artesanato confeccionados em cipó pelo artesão candeiense José Maria, ao juiz de Direito Sérgio Willians, a Maria Inês e a Aidee Maria Moser Torquato Luiz, Promotora do Meio Ambiente, que por motivos profissionais não pode comparecer ao evento.