Encontro de prefeitos de todo o Estado tem como meta implementar políticas sobre drogas

Encontro de prefeitos de todo o Estado tem como meta implementar políticas sobre drogas

Encontro de prefeitos de todo o Estado tem como meta implementar políticas sobre drogas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho também esteve presente no 1º Encontro Estadual de Prefeitos, realizado na capital no auditório do Ministério Público Estadual. O Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, representou o prefeito Roberto Sobrinho, que está em viagem oficial com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva. O encontro tem o objetivo de implementar os Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas (Comands). Entre as autoridades municipais e estaduais, palestraram os convidados especiais, Dr. Aloísio Andrade, psicólogo e presidente do colegiado nacional e presidente do conselho de políticas sobre drogas de Belo Horizonte/MG e o general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, secretário nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas.
 
A organização do evento foi do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen). O presidente do conselho, João Rodrigues da Silva, lamentou que dos 52 prefeitos de Rondônia, apenas 12 se fizeram presentes e outros 10 enviaram representantes. “Faz parte do nosso desafio de despertar na consciência dos nossos gestores municipais que é preciso assumir um enfrentamento sobre drogas para termos resultados satisfatórios, mas compreendo também que muitos prefeitos não puderam participar por motivos que não posso julgar e tenho certeza que em outras oportunidades vamos ter uma participação em massa”, destacou João Rodrigues.
 
Palestras
 
O psicólogo Aloísio Andrade destacou que na capital mineira o conselho já está implantado há 26 anos e falou desta experiência apontando os caminhos que enfrentaram para chegar aos resultados colhidos hoje em Belo Horizonte. Aloísio trouxe informações da rotina do convívio com pessoas envolvidas com drogas e destacou que, “não há cura definitiva do usuário de drogas, há sempre a possibilidade de recaída. Neste trabalho há sempre cinco personagens constantes, sendo: a prevenção; a fiscalização; a repressão; o tratamento e a reinserção social.
 
Quanto às pessoas que são bem sucedidas na sociedade e exercem influência social é preciso que os atos destes sirvam de exemplo pra as crianças e os jovens”, apontou.
 
O general Paulo Uchoa destacou a política pública do Governo Federal e o empenho do presidente Lula em alinhar a política sobre drogas, implantada no Brasil em 1998, através de um fórum mundial presidido pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Em 2003 o presidente Lula fez um realinhamento da política sobre drogas. E assim temos dois focos principais, duas diretrizes; a necessidade de integração das políticas setoriais sobre drogas, como a saúde, direitos humanos, cultura, esporte, assistência social entre outras. A segunda é a descentralização das ações para chegar no ponto principal, a família e a comunidade onde as vítimas das drogas e dos traficantes vivem”, informou o general.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS