Em uma parceria da Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública – e o Governo do Estado de Rondônia, através da SESDEC – Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania –, foi realizada na manhã desta terça-feira, 8, no auditório da Ulbra, em Porto Velho, exposição sobre o Estresse Ocupacional para os servidores da Segurança Pública. O psicólogo Zeno Germano de Souza, do Tribunal de Justiça do Estado, foi quem ministrou a palestra.
O objetivo do evento, que vem sendo realizada em vários municípios do Estado, é de promover a qualidade de vida dos profissionais de Segurança Pública como componente estratégico para a valorização desta categoria de servidores. “Temos que dar o que temos. Se não temos nada a dar como podemos cobrar?!”, disse o coronel PM Maciel, sobre o atendimento do Servidor da Segurança Pública junto à sociedade, que muitas vezes está aflita com situações de emergência e tem naquele policial uma pessoa apta para o atendimento da ocorrência.
A prevenção, de acordo com o Núcleo de Estudo, Prevenção e Gerenciamento do Estresse, que funciona em uma sala do SEASSO – Serviço de Assistência Social da PM –, formado pelo psicólogo PM Guerra, da Polícia Militar, psicóloga Lilian da Polícia Civil, Assistente Social capitã Eliane da PM e o psicólogo David dos Bombeiros Militares, para identificar o Estresse Ocupacional é necessário fazer um estudo detalhado, sua prevenção e gerenciamento. Neste sentido o Núcleo foi criado para atuar de maneira participativa e envolvente na prevenção e manejo do estresse dos servidores da Segurança.
Para o Diretor Geral da Polícia Civil, delegado Moriô Ikegawa, as palestras para os integrantes da Segurança Pública se revestem de grande importância, pois é a segunda profissão mais estressante, perdendo apenas para os trabalhadores em minas de carvão. De todo tempo em que está na Polícia, esta é a primeira vez que participa de evento voltado especialmente para o tema.