MPF e MPE investigam mortes de pacientes em clínica de hemodiálise na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Três pacientes morreram durante sessão de hemodiálise em Clínica de Porto Velho
O Ministério Público Federal e Ministério Público de Rondônia estão investigando a morte de três pacientes durante sessão de hemodiálise na Clinica Renal de Rondônia. Os pacientes Ozenira Feliciana, Lurdes Bueno e José de Cunha Bezerra morreram na última terça-feira, em turnos diferentes, durante o procedimento realizado na Clineron.
O procurador da República Ercias Rodrigues de Sousa e a promotora de Justiça Emília Oyie estiveram no local, juntamente com fiscais da vigilância sanitária, colhendo material para investigar a causa das mortes denunciadas ao MP/RO. Durante a inspeção feita nesta quarta-feira, a administração da clínica apresentou documentação referente a análise da água utilizada durante o tratamento no último mês (a análise é feita mensalmente por um laboratório em São Paulo) e prestou esclarecimentos quanto ao histórico dos pacientes e metodologia utilizada durante as sessões de hemodiálise.
O MPF está instaurando inquérito civil público para acompanhar as providências a serem adotadas quanto à prestação do serviço de hemodiálise pela Clineron, inclusive aquelas necessárias à eventual retomada do serviço, pois haverá uma sobrecarga do sistema, caso se interdite totalmente a Clínica. Além disso, serão efetuadas as investigações relativas às mortes ocorridas, ouvindo-se outros pacientes presentes e funcionários da Clineron, além de serem analisados documentos, tudo para se apurar a causa das mortes, e eventual responsabilização.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!